Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660
Title in Portuguese: A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros
Author: Belini, Raimunda Gomes de Carvalho
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Keywords: Gênero
Notícia
Livro didático
Issue Date: 2012
Publisher: REALIZE
Citation: Belini, R. G. C.; Sousa, M. M. F. (2012)
Abstract in Portuguese: Este artigo tem como objeto de estudo o gênero notícia apresentado no livro didático, cujo objetivo é investigar o gênero notícia no livro didático, analisando as atividades didáticas propostas ao ensino desse gênero a partir desse instrumento. Trata-se de um estudo interpretativo descrito de dois livros didáticos da 1º série do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático: o livro “Português: contexto, interlocução e sentido”, de autoria de ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela, editado e publicado em 2010, pela Moderna; e o livro “Ser Protagonista”, de autoria de Ricardo Gonçalves Barreto, editado e publicado em 2010, pelas Edições SM. Os resultados descrevem que se fazem necessárias maiores pesquisas relacionadas a essa temática que possam subsidiar o ensino de línguas em termos de descrições e análises dos gêneros jornalísticos como a notícia, que constituem práticas discursivas contemporâneas que integram diretamente a vida dos mais diversos indivíduos.
Description: BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: REALIZE, 2012, p. 1-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_rgcbelini.pdf185,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.