Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Autor : Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Camila Maria Marques
Palabras clave : Formação de Professores;Agir humano;Tipos de discurso;Figuras de ação;Leitura
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Scripta
Citación : Leurquin, E. V. L. F.; Peixoto, C. M. M. (2011)
Resumen en portugués brasileño: Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.
Descripción : LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
ISSN : 2358-3428
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_evlfleurquin.pdf451,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.