Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15895
Title in Portuguese: O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamental
Title: Environmental school and relation to know: living history, memory and alumni of narrative of basic education
Author: Lima Neto, José Melinho de
Advisor(s): Andrade, Francisco Ari de
Keywords: Meaning
Teaching
Classroom environment
Ambiente de sala de aula
Estudantes de ensino fundamental - Atitudes
Ambiente de sala de aula
Issue Date: 2016
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: LIMA NETO, José Melinho de. O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamental. 2016. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa objetivou compreender o ambiente escolar e a relação com o saber dos alunos numa turma de 9º ano do ensino fundamental regular da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Sotero de Moura, no município de Pacajus, no Ceará, à luz de suas narrativas. As narrativas trazidas pelos estudantes foram analisadas como instrumento histórico importante para o entendimento da representação acerca da sala de aula, na medida em que se situaram como sujeitos pertencentes a tal espaço. Eis o critério de entendimento da relação que eles fazem com o saber e a sala de aula. A proposta de construção do significado do ambiente escolar demonstrou a elevação do sentimento de pertencimento dos alunos à escola, na medida em que colaborou com o desenvolvimento da autoestima, por destacar sua condição de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao serem envolvidos numa atividade que propôs a elaboração de narrativas históricas de vida e de memória de tais discentes como parte integrante do processo escolar, foi possível, por meio de tal procedimento, construir a representação que fazem da escola. Admite-se que tal estudo seja oportuno para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que envolveu discentes e professores da escola como sujeitos participantes da investigação ao ser narrada a história de vida dos educandos, evidenciando-se o significado que elaboram da sala de aula, bem como a relação com o saber.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15895
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_jmlneto.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.