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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorLima Neto, José Melinho de-
dc.date.accessioned2016-03-31T14:22:14Z-
dc.date.available2016-03-31T14:22:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA NETO, José Melinho de. O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamental. 2016. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15895-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMeaningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectEstudantes de ensino fundamental - Atitudespt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleO ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativas de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetivou compreender o ambiente escolar e a relação com o saber dos alunos numa turma de 9º ano do ensino fundamental regular da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Sotero de Moura, no município de Pacajus, no Ceará, à luz de suas narrativas. As narrativas trazidas pelos estudantes foram analisadas como instrumento histórico importante para o entendimento da representação acerca da sala de aula, na medida em que se situaram como sujeitos pertencentes a tal espaço. Eis o critério de entendimento da relação que eles fazem com o saber e a sala de aula. A proposta de construção do significado do ambiente escolar demonstrou a elevação do sentimento de pertencimento dos alunos à escola, na medida em que colaborou com o desenvolvimento da autoestima, por destacar sua condição de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao serem envolvidos numa atividade que propôs a elaboração de narrativas históricas de vida e de memória de tais discentes como parte integrante do processo escolar, foi possível, por meio de tal procedimento, construir a representação que fazem da escola. Admite-se que tal estudo seja oportuno para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que envolveu discentes e professores da escola como sujeitos participantes da investigação ao ser narrada a história de vida dos educandos, evidenciando-se o significado que elaboram da sala de aula, bem como a relação com o saber.pt_BR
dc.title.enEnvironmental school and relation to know: living history, memory and alumni of narrative of basic educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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