Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Sabadia, José Antonio Beltrão |
Palavras-chave: | Formação pedagógica;Gestão didática;Coordenação de curso |
Data do documento: | 2000 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SABADIA, José Antonio Beltrão. O papel da coordenação de curso – a experiência no ensino de graduação em geologia na Universidade Federal do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 58-62, 2000. |
Resumo: | Este trabalho pretende alertar para a necessidade da formação docente na área de metodologia de ensino, principalmente nos cursos eminentemente técnicos (p. ex. geologia), aonde a qualificação do corpo docente restringe-se as áreas de atuação específica não contemplando uma formação pedagógica sólida. Este vazio profissional docente desencadeia uma série de ingerências no processo de gestão didática dos cursos de graduação, potencializadas pela fragilidade estrutural das Coordenações de Curso. |
Abstract: | This work attempts to alert for the need of an educational training inmethodology teaching area, mainly in the technical courses (e.g. geology), where the qualification of the teachers are limited to the specific performance areas, no envisaging a solid pedagogic training. This educational professional hole causes serious problems in didactic management process of the courses, deepened by the structural fragility of the coordination of this courses. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14440 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_art_jabsabadia.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.