Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14279
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reflexões sobre inteligência |
Autor(es): | Mc Donald, Brendan Coleman |
Palavras-chave: | Inteligência;Q.I;Testes;Inteligência múltipla |
Data do documento: | 1998 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | Mc DONALD, Brendan Coleman. Reflexões sobre inteligência. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 103-112, 1998. |
Resumo: | Este artigo intitulado "Reflexões sobre Inteligência", destinado aos alunos que iniciam seu curso de pedagogia, mostra as dificuldades que pedagogos e psicólogos educacionais têm com o conceito científico de inteligência. Apresenta, de uma maneira abreviada, uma amostra de testes de inteligência usados na Europa e nos Estados Unidos e, às vezes, com certas adaptações no Brasil. Mostra como classificar o tradicional conceito de Q.I e comenta, brevemente, as "Múltiplas Inteligências" de Howard Gardner e a Inteligência Emocional de Daniel Goleman. |
Abstract: | This article titled "Reflect ions on lntelligence" was writtem for students beginning the in course in pedagogy. It presents the difficulties involved for teachers and educational psychologists with the scientific concept of intelligence. It presents, very briefly, a selection of intelligence tests used in Europe and the United States, and with some adaptations also in Brazil. It shows a simple classification of the traditional Q.I. and briefly comments on Howard Gardner's "Multiple Intelligences" as well as Daniel Goleman's "Emotional Intelligence". |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14279 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1998_art_bcmcdonald.pdf | 10,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.