Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14254
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma análise do processo de formação docente destinada ao surgimento de um profissional reflexivo |
Autor(es): | Albuquerque, Lia Matos Brito de |
Palavras-chave: | Formação do professor;Aspectos psicológicos;Pessoa reflexiva |
Data do documento: | 1997 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | ALBUQUERQUE, L. M. B. (1997) |
Resumo: | O tema formação do professor das quatro séries iniciais do ensino fundamental é examinado tendo como base uma síntese evolutiva que abrange os estudos e debates ocorridos nos últimos vinte anos, chegando ao presente momento. São analisados os enfoques que, em um passado recente, ressaltaram aspectos psicológicos, socioeconômicos e institucionais. São discutidas, também, as tendências atuais que estudam o tema sob a ótica de formar o professor como uma pessoa reflexiva. |
Abstract: | The subject teacher formation of the four initial grades of the fundamental teaching is examined having as a support an evolutionary synthesis that include studies and discussions happened in the last twenty years until now. It's analysed the theoretical chain that in a recent past enphasized the psychological, social-economic and institutional aspects. It's also analysed the present tendency that study the theme under the view to form the teacher as a reflexive person. |
Descrição: | ALBUQUERQUE, Lia Matos Brito de. Uma análise do processo de formação docente destinada ao surgimento de um profissional reflexivo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 39-43, 1997. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14254 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1997_art_lmbalbuquerque.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.