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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema |
Autor(es): | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Palavras-chave: | Educação popular;Ciência e fé;Revolução social |
Data do documento: | 1994 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 51-57, 1994. |
Resumo: | Sinônima de militância política de esquerda, a educação popular, em muitos casos, ainda subsiste como uma prática político-educativa cujo objetivo principal é o da conscientização dos trabalhadores da sua situação de explorados e da necessidade de, através da organização em movimentos populares, superar esta situação. Embora inicialmente relacionada a atividades escolares, como a alfabetização de adultos, por exemplo, é interessante observar, salvo raras exceções, como a educação popular transformou-se quase exclusivamente em educação para a consciência, para a militância, de tal modo que sob o termo educadores populares quase sempre encontramos os militantes da revolução social... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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