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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema
Autor(es): Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Educação popular;Ciência e fé;Revolução social
Data do documento: 1994
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A educação popular entre a ciência e a fé: novas questões sobre um velho dilema. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 51-57, 1994.
Resumo: Sinônima de militância política de esquerda, a educação popular, em muitos casos, ainda subsiste como uma prática político-educativa cujo objetivo principal é o da conscientização dos trabalhadores da sua situação de explorados e da necessidade de, através da organização em movimentos populares, superar esta situação. Embora inicialmente relacionada a atividades escolares, como a alfabetização de adultos, por exemplo, é interessante observar, salvo raras exceções, como a educação popular transformou-se quase exclusivamente em educação para a consciência, para a militância, de tal modo que sob o termo educadores populares quase sempre encontramos os militantes da revolução social...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14196
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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