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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico
Autor(es): Bordas, Miguel Angel Garcia
Palavras-chave: Alfabetização e prontidão;Diagnóstico;Repetência e evasão
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Bordas, M. A. G. (1987)
Resumo: O início da escolaridade é uma preocupação que está assumindo, cada vez mais, um maior destaque no horizonte educacional brasileiro. Muitas são as discussões sobre métodos para o processo de alfabetização, sem atingir ainda uma unidade. No entanto, uma linha de convergência parece reunir, hoje, esforços no sentido de admitir que um dos aspectos de maior preocupação está centrado no conjunto de experiências anteriores, que precisamente formam a prontidão para poder enfrentar a tarefa de coordenar e integrar relações entre significantes e significados. Representa, pois, o fato da criança estar preparada para entrar no que se considera o mundo das representações escritas, e que se considera comumente como a alfabetização. O ponto de partida deste estudo foi, em primeiro lugar, a questão da repetência nesta fase, e que não pode estar separada dos níveis de insucesso e evasão das primeiras séries...
Descrição: BORDAS, Miguel Angel Garcia. As noções de conservação e seus correlatos semânticos em crianças de alfabetização e prontidão: um estudo diagnóstico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 179-189, 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14060
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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