Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14041
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagem
Autor(es): Pinto, Leonel Correia
Palavras-chave: Qualidade;Controle;Ensino aprendizagem
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PINTO, Leonel Correia. Análise intersubjetiva no controle de qualidade do ensino aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 01-10, 1987.
Resumo: Falar de "controle", hoje, neste País e nesta época em que mal se começa a respirar uma liberdade "ampla, total e irrestrita, parece ousadia, ou desejo malsão de querer expor-se ao ridículo. Em determinados círculos educacionais, o espírito libertário é tão agudo que o simples fato de, nos exames, fazer aos alunos perguntas do tipo "Quem descobriu o Brasil?" atrai para o docente o feio nome de "dominador". A questão adequada (dizem) deveria começar com "O que vocês acham..." Num clima desses, pode ficar difícil pôr a questão sobre controle de qualidade, sem ouvir a habitual rajada de interrogações: quem controla quem? A quem serve esse controle? Que qualidade é essa que se quer impor? E a auto-avaliação ou o auto-controle onde ficam? Se "ninguém ensina nada a ninguém",para que controlar? O único controle deve vir é do grupo, do consenso etc. etc...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14041
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_lcpinto.pdf10,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.