Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11836
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Questões prejudiciais heterogêneas facultativas no processo penal
Autor(es): Maia, Daniel
Martins, Renata Greycie Calixto
Palavras-chave: Questões prejudiciais;Processo penal;Revisão criminal
Data do documento: Jan-2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Faculdade de Direito
Citação: MAIA, Daniel; MARTINS, Renata Greycie Calixto (2013)
Resumo: O presente estudo cuida da possibilidade de conflito entre jurisdições, quando o juiz criminal resolve decidir uma questão prejudicial heterogênea facultativa que surge no processo penal, e, posteriormente, o juiz cível profere sentença que decide a mesma controvér-sia de modo contrário. Faz uma análise do art. 93 do Código de Processo Penal brasileiro, buscando explicar os conceitos necessários à compreensão da norma, estudando, inclusive, os princípios e critérios a serem observados no momento de sua aplicação. Utiliza alguns prece-dentes jurisprudenciais para aprofundar certos aspectos que pouco são tratados pela doutrina. Constata a viabilidade de utilização do habeas corpus e da revisão criminal – a depender do caso –, a fim de fazer prevalecer a decisão cível nas hipóteses em que há contradição entre ela e a sentença proferida na ação penal, quando esta chega a uma conclusão contrária aos interes-ses do réu e aquela resolve em seu favor. O presente trabalho desenvolve-se a partir de dois tipos de pesquisa: bibliográfica-doutrinária e jurisprudencial.
Descrição: MAIA, Daniel; MARTINS, Renata Greycie Calixto. Questões prejudiciais heterogêneas facultativas no processo penal. Revista da Faculdade de Direito, Fortaleza, v.34, n.1, 2013, p.43-64.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11836
ISSN: 23172940
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_dmaia.pdf176,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.