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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Para uma psicologia do ensino da redação
Autor(es): Pinto, Leonel Correia
Palavras-chave: Ensino e o aprendizado;Psicologia do ensino;Lei da redação;Método dos sentidos;Ensino da correção gramatical
Data do documento: 1978
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978.
Resumo: Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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