Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Para uma psicologia do ensino da redação |
Autor(es): | Pinto, Leonel Correia |
Palavras-chave: | Ensino e o aprendizado;Psicologia do ensino;Lei da redação;Método dos sentidos;Ensino da correção gramatical |
Data do documento: | 1978 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | PINTO, Leonel Correia. Para uma psicologia do ensino da redação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 73-119, 1978. |
Resumo: | Todo professor baseia seus ensinamentos num conjunto de pressupostos que, muitas vezes, ele não se deu ao trabalho de explicitar. Neste caso, o que funciona é a "teoria implícita" do professor, acerca da sua matéria. Conteúdos, metodologia, avaliação, atividades e exigências - tudo isso decorre daquela implicidade. A "psicologia de uma matéria de ensino", a meu ver, deve ocupar-se de três coisas: Primeiro, tornar explícitos certos pressupostos utilizados pelos professores, discutir a consistência de suas interligações, de sorte que se tornem princípios claros de ação; segundo, analisar a estrutura da matéria, como ela é absorvida, pela mente do escolar e as resistências a essa absorção ou aprendizagem; terceiro, propor e testar alternativas de métodos e técnicas capazes de facilitar o ensino e o aprendizado... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11289 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1978_art_lcpinto.pdf | 20,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.