Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718
Type: Artigo de Periódico
Title: Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais
Authors: Haguette, Teresa Maria Frota
Keywords: Ciências Sociais;Metodologia de estudo
Issue Date: 1981
Publisher: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citation: HAGUETTE, T. M. F. (1981/1982)
Abstract in Brazilian Portuguese: As universidades brasileiras, de modo geral, têm sido constantemente acusadas de reproduzirem o sistema autoritário vigente até há bem pouco tempo em nossa sociedade, sendo esta causa a mais apontada como responsável pelo baixo nível dos profissionais egressos de algumas de suas áreas. Por outro lado, nós, professores, sabíamos que a Universidade ainda era um dos poucos ambientes de trabalho onde a liberdade de pensamento era respeitada. Com efeito, nas universidades públicas a ementa das disciplinas e seu próprio conteúdo, a escolha de temas de pesquisa ou a produção científica, de modo geral, tanto do corpo docente como do discente nunca foram patrulhados por quem se esperaria que pudesse fazê-lo. Em suma, as atividades propriamente ditas acadêmicas têm seguido seu curso normal nos últimos anos que se seguiram à abertura política de 1979. Referida abertura, entretanto, propiciou um clima benéfico de crítica que se espraiou especialmente entre os estudantes, os mais atingidos pela mordaça imposta pelo regime, e que, pela primeira vez, se sentiram participantes da sociedade enquanto cidadãos...
Description: HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v 12/13, n.1/2, 1981/1982, p.171-195.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1982_art_tmfhaguette1.pdf2,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.