Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas |
Title in English: | Process, representation and design: topics for a teaching methodology based on the design and practical daily action |
Authors: | Cardoso, Daniel Ribeiro Brasil, Aléxia Carvalho Marinho, Claudia Teixeira |
Keywords: | Metodologia;Ensino;Projeto;Criação |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Revista Brasileira de Design da Informação |
Citation: | BRASIL, A. C.; MARINHO, Claudia T.; CARDOSO, D. R. Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 189-200, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau - lógica das ações - e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica. |
Abstract: | The purpose of this paper is to present the notes of a research project that is being developed in the UFC (Federal University of Ceara), about the creative processes that engender the design project. From the concepts presented by De Certeau,-logic of actions - and the research methodology offered by the Critical Genetics - dedicated to the study of the document creation process - we propose a procedural approach to design. We seek, therefore, a design methodology centered on the logic of actions, in addition to those design methodologies, then focused on the scientific logic. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614 |
ISSN: | 1808-5377 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DAUD - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_art_drcardoso.pdf | 205,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.