Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9170
Type: Dissertação
Title: Distribuição espacial de carbono, nutrientes e solo em Luvissolos sob sistemas agrícolas tradicionais e agroflorestais no município de Sobral-CE.
Title in English: Spatial distribution of carbon, nutrients and soil in luvisols under traditional farming systems and agroforestry in Sobral-CE.
Authors: Nogueira, Rafaella da Silva
Advisor: Oliveira, Teógenes Senna de
Keywords: Agronomia;Erosão;Semi-árido;Manejo agroflorestal;Carbono orgânico;Variabilidade espacial
Issue Date: 2009
Citation: NOGUEIRA, R. S. Distribuição espacial de carbono, nutrientes e solo em Luvissolos sob sistemas agrícolas tradicionais e agroflorestais no município de Sobral-CE. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Solos e Nutrição de Plantas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desse estudo foi avaliar os teores e estoques de carbono orgânico nas formas: total (COT), particulada (COP), associada (COA) e solúvel em água (CSA), P disponível, K e Na trocáveis, assim como a possível redistribuição destes elementos e das partículas do solo pela erosão hídrica em sistemas agroflorestais, comparativamente ao sistema de cultivo tradicional e intensivo. O estudo foi desenvolvido em área experimental localizada na Fazenda Crioula, pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos da EMBRAPA, no município de Sobral-CE. A partir de projeto desenvolvido desde 1997 foram selecionadas as seguintes áreas: Agrissilvipastoril (AGP), Silvipastoril (SILV), Tradicional 1 (TR1), Tradicional 2 (TR2), Cultivo Intensivo em Pousio (CIP), Vegetação Natural 1 (VG1) e Vegetação Natural 2 (VG2). A área estudada foi georeferenciada, nos transectos as amostras foram coletadas a profundidade de 0-5 cm a cada 20, 10 ou 5 m de acordo com o relevo. Os teores de COT foram determinados por oxidação úmida, o CSA por centrifugação seguida de oxidação úmida, o fósforo (P) disponível, K+ e Na+ trocáveis por extração com Mehlich I e colorimetria. Determinou-se também a densidade e a textura do solo, onde na fração areia o COP foi quantificado por oxidação úmida enquanto que o COA foi obtido por diferença entre o COT e o COP. Os resultados foram avaliados através de medidas descritivas e técnicas geoestatísticas. As áreas sob manejo agroflorestal apresentaram teores e estoques de carbono e nutrientes superiores, mesmo em condições de relevo favoráveis a perdas por processo erosivo. A fração areia foi comumente alterada pela ação dos agentes erosivos nos sistemas conservadores, enquanto que nos sistemas mais intensivos a argila foi mais afetada devido à erosão está promovendo perdas do horizonte Bt nestas áreas. As estimativas de perdas e incrementos de solo e nutrientes confirmaram a eficiência do SAF’s em reduzir os efeitos da erosão enquanto que as áreas tradicionais promoveram maiores perdas de nutrientes e solo. Além disso, observou-se o predomínio de uma maior variabilidade espacial nos SAF’s, quando comparado as áreas manejadas de forma convencional que apresentaram um aspecto uniforme devido à maior ação dos agentes erosivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9170
Appears in Collections:PPCS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dis_rsnogueira.pdf11,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.