Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorGabriel Neto, José Antônio-
dc.date.accessioned2014-09-22T17:21:36Z-
dc.date.available2014-09-22T17:21:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGABRIEL NETO, José Antônio. O professor de História e o seu Saber: a experiência do Programa PIBID/Capes. 2014. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9134-
dc.description.abstractIn recent years, policies for higher education and teacher training undergo significant changes in the Brazilian educational scenario. In this sense, the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) took upon itself the task of promoting the training of teachers nationwide. Thus, among other actions, the Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID) was created. We aimed, therefore, to understand how to build the knowledge of training and experience of the people involved in Pibid History course at the Federal University of Ceará (UFC). The methodology used was the literature research, field work and interviews with three (03) fellows from initiation to teaching. For theoretical background, we use Tardif (2002), Fonseca (2003, 2008), Miller (2007) and as primary sources, the National Curriculum Guidelines and the report of the Department of Basic Education CAPES on Pibid. From the references cited, we construct a discussion of teacher training history, policies for higher education, practice and teaching knowledge. Through the interviews, we found that not only the program plays a fundamental role for the stock as a space for interaction between university and school. We also verified that schools, in that fall more and more in the logic of institutional programs, has no structure as laboratories, specific rooms and teaching resources for carrying out the proposed activities, and often these are in the background, occupying peripheral areas of the school such as amphitheaters and patios. The knowledge constituted in experience within the program has proven crucial, since all Fellows are teachers and other education institutions report that Pibid influences on their practice in other school spaces greatly. Thus, we consider that the study allowed the exploration of a new facet in further research on education policy CAPES to analyze the influence of these teachers in training and practice of future teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleO professor de História e o seu Saber: a experiência do Programa PIBID/Capespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, as políticas para o ensino superior e formação docente passam por mudanças significativas no cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tomou para si a tarefa de fomentar a formação de professores a nível nacional. Assim, dentre várias outras ações, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos, assim, entender como se constroem os saberes de formação e de experiência em estudantes participantes no Pibid do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevista com bolsistas de iniciação à docência. Para referencial teórico, utilizamos Tardif (2002), Fonseca (2003, 2008), Monteiro (2007) e, como fontes primárias, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o relatório da Secretaria de Educação Básica da CAPES sobre o Pibid. A partir dos referenciais citados, construímos uma discussão sobre formação de professores de história, políticas para a educação superior, prática e saberes docentes. Através das entrevistas realizadas, constatamos que não apenas o programa tem papel fundamental para os bolsistas como é espaço de interação entre a universidade e a escola. Verificamos ainda que as escolas, a partir das falas dos bolsistas, na medida em que se inserem mais e mais na lógica dos programas institucionais, não tem estrutura como laboratórios, salas específicas e recursos didáticos para realização das atividades propostas, sendo que, muitas vezes, estas ficam em segundo plano, ocupando espaços periféricos da escola, como anfiteatros e pátios. O saber constituído na experiência dentro do programa mostra-se fundamental, uma vez que todos os bolsistas são professores em outras instituições de ensino e relatam que o Pibid exerce influência positiva em sua prática em outros espaços escolares. Dessa maneira, consideramos que o trabalho permitiu a exploração de uma faceta ainda nova nas pesquisas sobre a política de formação da CAPES ao analisar qual a influência destas na formação e prática docentes de futuros professores.pt_BR
dc.title.enThe history professor and its knowledge: The experience on the PIBID/Capes programpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_jagneto.pdf767,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.