Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8957
Type: | Dissertação |
Title: | Atividades interativas com o GeoGebra: uma abordagem introdutória ao estudo de geometria analítica |
Title in English: | Interactive activities with GeoGebra: an introductory approach to the study of analytic geometry |
Authors: | Sousa, Agigleudo Coelho de |
Advisor: | Oliveira, Paulo César Cavalcante de |
Keywords: | Geometria analítica;Software Geogebra;Ensino auxiliado por computador |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | SOUSA, Agigleudo Coelho de. Atividades interativas com o GeoGebra: uma abordagem introdutória ao estudo de geometria analítica. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho apresenta uma sequência de atividades interativas com o software de matemática dinâmica GeoGebra, abrangendo todos os principais tópicos de geometria analítica para o ensino médio. As atividades são abordadas aqui em forma de tutorial para que mesmo os usuários que não tem familiaridade com o software possam executá-las sem dificuldades. O trabalho ressalta também as vantagens de se fazer uso de recursos tecnológicos como o computador e softwares de geometria e matemática dinâmica no ensino de matemática trazendo um relato positivo de uma experiência vivida em uma escola de ensino médio do município de Morada Nova - CE. A sequência de atividades aqui mencionadas parte de atividades simples de cada tópico de geometria analítica para o ensino médio e passa para problemas essencialmente de geometria euclidiana plana que são solucionados usando o método analítico, adotando um sistema de coordenadas apropriado, permitindo a participação ativa dos alunos no seu aprendizado por construírem e manipularem os objetos estudados com o GeoGebra e usarem um raciocínio diferente ao solucionar o problema. Por fim surgem algumas atividades de lugares geométricos que possibilitam ao aluno modificar figuras e verificar a preservação de suas propriedades. Esta proposta de trabalho é uma tentativa de prover para o professor um meio adicional e diferenciado para o ensino de geometria analítica no ensino médio que pode ser fonte de motivação para o aluno e que o permita perceber de forma mais clara a forte relação entre a álgebra e a geometria. |
Abstract: | This paper presents a sequence of interactive activities with the dynamic mathematics software GeoGebra, covering all major analytical topics for high school geometry. The activities are addressed here in the form of tutorial so that even users who are not familiar with the software can run them without difficulty. The work also highlights the advantages of making use of technological resources such as computer software and dynamic geometry and mathematics in mathematics teaching bringing a positive account of lived in a high school in the city of Morada Nova - CE Experience. The sequence of activities mentioned here arises from simple activities of every topic of analytic geometry for high school and move on to problems essentially flat Euclidean geometry that are solved using the analytical method, adopting an appropriate system of coordinates, allowing the active participation of students in their learning by building and manipulating the objects studied with GeoGebra and use a different reasoning to solve the problem. Finally some activities arise loci that allow the student to modify figures and verify the preservation of their property. The proposed work is an attempt to provide for an additional teacher and differential for teaching analytic geometry in high school that can be a source of motivation for the student and that allows to realize more clearly the strong relationship between algebra through and geometry. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8957 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_acsousa.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.