Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8876
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do estresse ocupacional em professores mediante uso de um inventário de sintomas de estresse
Título em inglês: Occupational stress assessment in teachers by means of a stress symptoms inventory
Autor(es): Aquino, Jael Maria de
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Guerra, Denise Rafaela Claudino
Medeiros, Sílvia Elizabeth Gomes de
Silva, Thassia Thame de Moura
Silva, Andrea Rosane Sousa
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador;Estresse Ocupacional;Saúde Mental
Data do documento: Jul-2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Enfermagem UFPE On Line
Citação: AQUINO, J. M. et al. Avaliação do estresse ocupacional em professores mediante uso de um inventário de sintomas de estresse. Rev enferm. UFPE on line., Recife, v. 8, (supl. 1), p. 2357-64, jul., 2014.
Resumo: Objetivo: avaliar o estresse ocupacional em professores do Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais. Método: estudo de abordagem quantitativa que utilizou o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, com a participação de 94 professores de 7 escolas em São Lourenço da Mata (PE). A coleta de dados foi realizada com um questionário e os dados foram analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 15. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE), sob o CAAE n. 0076.0.097.000-10. Resultados: 62,7% dos professores encontravam-se estressados, apresentando como principais sintomas fatores psíquicos; 71,3% mostravam-se desestimulados a exercer a profissão. Conclusão: os resultados mostraram um número significativo de professores com estresse, sendo as fases de resistência e exaustão as de maior frequência. Nessas fases, eles se encontravam mais expostos ao risco de adoecer.
Abstract: Objective: assess occupational stress in teachers at Elementary School II in municipal public schools. Method: study with a quantitative approach using Lipp’s Stress Symptoms Inventory, whose participants were 94 teachers from 7 schools in São Lourenço da Mata, Pernambuco, Brazil. Data collection was conducted with a questionnaire and data were analyzed with the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 15. The study was approved by the Research Ethics Committee of Universidade de Pernambuco (UPE) under the CAAE 0076.0.097.000-10. Results: 62.7% of teachers were stressed, and their main symptoms were psychic factors; 71.3% showed up discouraged from practicing the profession. Conclusion: the results showed a significant number of teachers with stress, and the resistance and exhaustion phases were those with higher frequency. At these phases, they were more exposed to the risk of getting sick.
Resumen: Objetivo: evaluar el estrés laboral en profesores de la Educación Primaria II en escuelas públicas municipales. Método: estudio con abordaje cuantitativo que utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp, con la participación de 94 profesores de 7 escuelas de São Lourenço da Mata, Pernambuco, Brasil. La recogida de datos se llevó a cabo con un cuestionario y los datos se analizaron con el software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 15. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidade de Pernambuco (UPE), bajo el CAAE 0076.0.097.000-10. Resultados: 62,7% de los profesores estaban estresados, y sus principales síntomas eran factores psíquicos; 71,3% se mostraban desanimados en la práctica de la profesión. Conclusión: los resultados mostraron un significativo número de profesores con estrés, y las fases de resistencia y agotamiento fueron las de mayor frecuencia. En estas fases, ellos estaban más expuestos al riesgo de contraer enfermedades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8876
ISSN: 1981-8963 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_emlmmonteiro.pdf346,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.