Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino, Jael Maria de-
dc.contributor.authorMonteiro, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorGuerra, Denise Rafaela Claudino-
dc.contributor.authorMedeiros, Sílvia Elizabeth Gomes de-
dc.contributor.authorSilva, Thassia Thame de Moura-
dc.contributor.authorSilva, Andrea Rosane Sousa-
dc.date.accessioned2014-08-25T16:56:07Z-
dc.date.available2014-08-25T16:56:07Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationAQUINO, J. M. et al. Avaliação do estresse ocupacional em professores mediante uso de um inventário de sintomas de estresse. Rev enferm. UFPE on line., Recife, v. 8, (supl. 1), p. 2357-64, jul., 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8963 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8876-
dc.description.abstractObjective: assess occupational stress in teachers at Elementary School II in municipal public schools. Method: study with a quantitative approach using Lipp’s Stress Symptoms Inventory, whose participants were 94 teachers from 7 schools in São Lourenço da Mata, Pernambuco, Brazil. Data collection was conducted with a questionnaire and data were analyzed with the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 15. The study was approved by the Research Ethics Committee of Universidade de Pernambuco (UPE) under the CAAE 0076.0.097.000-10. Results: 62.7% of teachers were stressed, and their main symptoms were psychic factors; 71.3% showed up discouraged from practicing the profession. Conclusion: the results showed a significant number of teachers with stress, and the resistance and exhaustion phases were those with higher frequency. At these phases, they were more exposed to the risk of getting sick.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Enfermagem UFPE On Linept_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectEstresse Ocupacionalpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleAvaliação do estresse ocupacional em professores mediante uso de um inventário de sintomas de estressept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar o estresse ocupacional em professores do Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais. Método: estudo de abordagem quantitativa que utilizou o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, com a participação de 94 professores de 7 escolas em São Lourenço da Mata (PE). A coleta de dados foi realizada com um questionário e os dados foram analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 15. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE), sob o CAAE n. 0076.0.097.000-10. Resultados: 62,7% dos professores encontravam-se estressados, apresentando como principais sintomas fatores psíquicos; 71,3% mostravam-se desestimulados a exercer a profissão. Conclusão: os resultados mostraram um número significativo de professores com estresse, sendo as fases de resistência e exaustão as de maior frequência. Nessas fases, eles se encontravam mais expostos ao risco de adoecer.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: evaluar el estrés laboral en profesores de la Educación Primaria II en escuelas públicas municipales. Método: estudio con abordaje cuantitativo que utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp, con la participación de 94 profesores de 7 escuelas de São Lourenço da Mata, Pernambuco, Brasil. La recogida de datos se llevó a cabo con un cuestionario y los datos se analizaron con el software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 15. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidade de Pernambuco (UPE), bajo el CAAE 0076.0.097.000-10. Resultados: 62,7% de los profesores estaban estresados, y sus principales síntomas eran factores psíquicos; 71,3% se mostraban desanimados en la práctica de la profesión. Conclusión: los resultados mostraron un significativo número de profesores con estrés, y las fases de resistencia y agotamiento fueron las de mayor frecuencia. En estas fases, ellos estaban más expuestos al riesgo de contraer enfermedades.pt_BR
dc.title.enOccupational stress assessment in teachers by means of a stress symptoms inventorypt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_emlmmonteiro.pdf346,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.