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dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorSantos, Sâmia Araújo dos-
dc.date.accessioned2014-08-18T16:49:22Z-
dc.date.available2014-08-18T16:49:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSantos, S. A.; Cavalcante, M. M. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8735-
dc.descriptionSANTOS, Sâmia Araújo dos. Recursos metadiscursivos de interação em sequência narrativa. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractMost of the studies on the interaction type of metadiscursive resources have investigated the academic-discourse related genres. Based upon the assumption that the metadiscursive phenomenon is present in any text, we carried out an investigation aimed at studying the realization of the interaction type of metadiscursive resources in narrative sequenced texts under the viewpoint of the engagement and stance macro-categories. In order to achieve this objective, we resorted, theoretically speaking, to Hyland (2005) for the concept of metadiscourse and his classification of the macro-categories and to Adam (2008) for the micro-units that make up the compositional organization of a text that is mostly narrative sequenced. We also briefly discussed the occurrences of the referential processes of anaphora, referential introduction, as well as deixis as they conflate with the interaction type of metadiscursive resources. The corpus is composed of 16 texts with a dominant narrative sequence. We found that the interaction type of metadiscursive resources occur recurrently in such texts. This led us to the conclusion that the metadiscourse phenomenon is also present in narrative texts by way of the macro-categories of engagement and stance in a very peculiar manner. It was observed that the analyzed macro-categories may conflate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMetadiscursive resourcespt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectRecursos Metadiscursivospt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleRecursos metadiscursivos de interação em sequência narrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos sobre os recursos metadiscursivos de interação, em sua grande maioria, versam sobre os gêneros do discurso acadêmico. Partindo do pressuposto de que esse fenômeno é constituinte de qualquer texto, propomos em nossa pesquisa investigar a manifestação dos recursos metadiscursivos de interação na perspectiva das macrocategorias de engajamento e de posicionamento em textos de sequência narrativa. Para o alcance deste objetivo, fundamentamo-nos na base teórica de Hyland (2005) para o conceito de metadiscurso e em sua classificação das macrocategorias; e em Adam (2008) para as macrounidades da organização composicional de um texto com ênfase na sequência narrativa. Discutimos, ainda, brevemente, os processos referenciais de anáfora, introdução referencial e dêixis, que se sobrepõem aos recursos metadiscursivos de interação. A partir de um corpus de 16 textos com sequência narrativa dominante, constatamos a presença recorrente dos recursos metadiscursivos de interação. Isso nos permitiu concluir que o fenômeno do metadiscurso também se manifesta nos textos narrativos através das macrocategorias de posicionamento e de engajamento, apresentando-se de forma bastante específica e de forma sobreposta nas macrocategorias analisadas.pt_BR
dc.title.enMetadiscourse features of interaction in narrative sequencept_BR
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