Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorPontes, Nicomedes Albuquerque-
dc.date.accessioned2014-08-18T16:04:23Z-
dc.date.available2014-08-18T16:04:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPONTES, Nicomedes Albuquerque. O princípio de Cavalieri e suas aplicações para o cálculo de volumes. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8731-
dc.description.abstractThe work was constructed in order to reveal the inadequate teaching of the volume calculation in high school where, in most cases, formulas are placed so that students memorize in order to resolve issues involved, without any understanding of the content or how they came about. Therefore, the aim of this paper is to present as an axiom the principle of Cavalieri, towards the same applications, generate a chain of ideas, and get to the formulas of the volumes of common geometric solids in high school: prism, cylinder, pyramid, cone and sphere, highlighting the clearest form of teaching that content to students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPrincípio de Cavalieript_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.titleO princípio de Cavalieri e suas aplicações para cálculo de volumespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho foi construído no sentido de evidenciar o ensino inadequado do cálculo de volume no Ensino Médio onde, na maioria das vezes, são colocadas fórmulas para que alunos decorem, com o intuito de resolverem questões inerentes, sem nenhuma compreensão dos conteúdos ou como surgiram. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar como axioma o Princípio de Cavalieri, para com aplicações do mesmo, gerar um encadeamento das ideias, e chegarmos às fórmulas dos volumes dos sólidos geométricos mais comuns no Ensino Médio: o prisma, o cilindro, a pirâmide, o cone e a esfera, destacando a forma mais clara de ensino desse conteúdo para os alunos.pt_BR
dc.title.enThe Cavalieri principle and its applications to calculation of volumespt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_napontes.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.