Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8658
Tipo: | Tese |
Título: | Intelectuais, professores e artistas: práticas educativas, arte engajada e o massafeira livre (1955-1981) |
Título em inglês: | Intellectual, teachers and artists: educational, and the art engaged massafeira free practice. (1955-1981) |
Autor(es): | Castro, Wagner José Silva de |
Orientador: | Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula |
Palavras-chave: | School memory;Engaged art;Música popular - Fortaleza(CE) - História e crítica;Intelectuais - Fortaleza(CE) - Atividades políticas;Massafeira Livre(Movimento cultural);Participação política - Fortaleza(CE) |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | CASTRO, Wagner José Silva de. Intelectuais, professores e artistas: práticas educativas, arte engajada e o massafeira livre (1955-1981). 2014. 257f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumo: | Com a presente tese de doutoramento, analiso as interfaces entre o movimento intelectual, político, artístico e cultural internacional e seus desdobramentos no Brasil, especificamente, na cidade de Fortaleza, entre os anos de 1960 e 1970. Através da memória de alunos e professores, utilizando entrevistas orais, conheço as trajetórias individuais e coletivas que se tornaram roteiros de projetos artísticos e culturais e envolveram seus autores em leituras e experiências culturais e educacionais suscitadas por movimentos ideológicos intelectuais. Dessa forma, procuro entender como as experiências e a formação de alunos e professores nas instituições de ensino (escolas e universidade) acabaram influenciando o processo educativo e artístico de alunos e professores nos anos de 1960 e 1970 e a inserção desses “artistas” na indústria cultural nos anos de 1970. A partir da prosopografia, busco entender essas trajetórias, suas práticas educativas (o saber formal), suas experiências na articulação política e na arte, especialmente, no teatro e na música, como produtoras de um saber que dava sentido à vida, numa cidade como Fortaleza, sem muita infraestrutura. Apesar disso lhes proporcionava determinados lugares para essas manifestações, que ocorriam entre lares, bares e a Universidade Federal do Ceará, a época, a grande potencializadora do conhecimento no Ceará, por meio de debates, de encontros e de exposição da produção artística, unindo o conhecimento formal e o informal com outros centros universitários como UFPE, UFPB, UFPI, UFRN, UNB e USP, os quais se articulavam, refletiam e produziam sobre a realidade local e nacional. Essas experiências e discussões políticas e culturais nas instituições de ensino secundário, na Universidade, no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) no MCP (Movimento de Cultura Popular), no MEB (Movimento de Educação de Base) e no CPC (Centro Popular de Cultura), que discutiam Paulo Freire e suas propostas educacionais, aproximaram intelectuais, professores e artistas ligados a estas instituições, almejando instrumentalizar politicamente uma memória nacional “engajada”, demarcando a antinomia sobre o nacional e o popular na cultura brasileira em torno da mudança de comportamento político, educacional, cultural e estético dos jovens. Por outro lado, com o golpe civil-militar de 1964, muitos desses sujeitos seguem caminhos distintos: alguns se engajam na luta armada, outros se aproximam da segurança do emprego e do salário como professores na Universidade, outros enveredam nas artes cênicas, nas artes plásticas e alguns se tornam artistas conhecidos, conseguindo espaço, com suas músicas, no difícil mercado da indústria fonográfica. A exegese das reminiscências, à época, de estudantes, professores artistas, fornece elementos importantes para reflexão e entendimento das transformações socioculturais e educativas nos anos de 1960 e 1970 do século XX na cidade de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8658 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tese_wjscastro.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.