Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83694
Tipo: TCC
Título: Design de interfaces para a educação a distância: um guia de boas práticas para webaulas no AVA Moodle
Autor(es): Peres, Rebeka Melo
Orientador: David, Priscila Barros
Palavras-chave em português: Educação a distância;Webaulas;Design de interface;Usabilidade;UX;Moodle
Palavras-chave em inglês: Distance education;Web lessons;Interface design;Usability;UX;Moodle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2025
Citação: PERES, Rebeka Melo. Design de interfaces para a educação a distância: um guia de boas práticas para webaulas no AVA Moodle. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor um guia de boas práticas para o design de interfaces de webaulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, a partir de uma Revisão Integrativa da literatura científica e fundamentação teórica em Nielsen, Mayer e Norman. Foram analisados nove estudos publicados entre 2017 e 2024, organizados em quatro categorias temáticas: usabilidade e avaliação heurística, design emocional, carga cognitiva e design de interface, e design de interfaces em cenários avançados. A análise revelou que o design da interface influencia diretamente a experiência de aprendizagem, sendo determinante para a clareza, a acessibilidade e o engajamento dos estudantes na modalidade a distância. Como principal produto, apresenta-se um guia de boas práticas estruturado com diretrizes aplicáveis ao desenvolvimento de webaulas, visando orientar profissionais de design de experiência do usuário e tecnologias educacionais na criação de experiências digitais mais eficazes.
Abstract: This study aims to propose guide to good practice for designing web lesson interfaces in the Moodle Virtual Learning Environment, based on an integrative review of scientific literature and the theoretical framework of Nielsen, Mayer, and Norman. Nine studies published between 2017 and 2024 were analyzed and organized into four thematic categories: usability and heuristic evaluation, emotional design, cognitive load and interface design, and interface design in advanced scenarios. The analysis revealed that interface design directly influences the learning experience, playing a key role in ensuring clarity, accessibility, and student engagement in distance education. As the main outcome, the study presents a structured guide with applicable design guidelines for web lessons, aimed at supporting user experience designers and educational technology professionals in creating more effective digital learning experiences.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83694
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3509-1355
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4580502642241951
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_rmperes.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_tcc_rmperes_produto.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.