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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83682| Tipo: | TCC |
| Título: | Flow, estética e emoção: uma abordagem contemporânea no design e desenvolvimento do jogo digital Space Vibes |
| Título em inglês: | Flow, aesthetics, and emotion: a contemporary approach to the design and development of the digital game Space Vibes |
| Autor(es): | Nascimento, Eric Façanha |
| Orientador: | Júnior Leite, Antônio José Melo |
| Palavras-chave em português: | Jogos digitais;Estética digital;LoFi;Retrowave;Interatividade |
| Palavras-chave em inglês: | Game design;Digital aesthetics;LoFi;Retrowave;interactivity |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | NASCIMENTO, Eric Façanha. Flow, estética e emoção: uma abordagem contemporânea no design e desenvolvimento do jogo digital Space Vibes. 2025. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar o processo de idealização, fundamentação teórica e desenvolvimento de um jogo digital autoral, concebido com base nas estéticas visuais e sonoras das culturas LoFi e Retrowave. A proposta surge da intenção de investigar como experiências sensoriais imersivas, relaxantes e emocionalmente significativas podem ser proporcionadas ao jogador por meio da articulação entre arte, narrativa, interatividade e som em ambientes digitais. A pesquisa apoia-se em um robusto referencial teórico que abrange os estudos sobre jogos, gamificação, interatividade, design emocional e teoria do Flow, além de abordar elementos técnicos essenciais como motores gráficos, shaders, partículas e efeitos visuais no motor gráfico Unity, com suporte de ferramentas como Adobe Photoshop e CorelDRAW. Space Vibes é um jogo experimental desenvolvido com estética Retrowave e atmosfera LoFi, que simula a experiência de flutuar no espaço em gravidade zero. O processo metodológico adotado para o seu desenvolvimento seguiu uma abordagem prática, com etapas de brainstorming, prototipagem, testes e ajustes finais. Foram desenvolvidas mecânicas centradas na movimentação em gravidade zero, geração procedural de elementos e integração harmônica de trilha sonora com efeitos audiovisuais. Como resultado, foi produzido um protótipo funcional que demonstra a viabilidade técnica e estética da proposta, evidenciando o potencial da união das estéticas Retrowave e LoFi no desenvolvimento de jogos digitais. O projeto também apresenta reflexões sobre o uso de inteligência artificial para otimizar o escopo e o tempo de produção, e propõe caminhos para a expansão de uma possível aplicação do jogo em contextos terapêuticos. Sendo uma monografia de conclusão de curso, este trabalho foi desenvolvido de forma a permitir sua replicabilidade, oferecendo uma estrutura clara, acessível e tecnicamente fundamentada para que outros interessados possam desenvolver seus próprios títulos autorais. Assim, contribui para o campo do design de jogos independentes ao propor uma abordagem sensível, criativa e viável, que integra conceitos de design, narrativa e mecânicas interativas conforme diferentes visões e objetivos. |
| Abstract: | This Undergraduate Thesis aims to present the process of conceptualization, theoretical foundation, and development of an original digital game designed around the visual and sound aesthetics of LoFi and Retrowave cultures. The project explores how immersive, relaxing, and emotionally meaningful sensory experiences can be delivered to players through the integration of art, narrative, interactivity, and sound in digital environments. The research is supported by a solid theoretical framework, encompassing studies on games, gamification, interactivity, emotional design, and the Flow theory, while also addressing technical aspects such as game engines, shaders, particle systems, and visual effects using the Unity engine, with additional support from tools like Adobe Photoshop and CorelDRAW. Space Vibes is an experimental game developed with a Retrowave aesthetic and LoFi atmosphere, simulating the sensation of floating in space in zero gravity. The methodology followed a practical approach, including brainstorming, prototyping, testing, and final adjustments. The game features mechanics based on zero-gravity movement, procedural generation of elements, and the harmonic integration of soundtrack and audiovisual effects. As a result, a functional prototype was developed, demonstrating the technical and aesthetic viability of the proposal and the potential of combining Retrowave and LoFi aesthetics in digital game design. The project also discusses the use of artificial intelligence to optimize production scope and time and proposes its possible application in therapeutic contexts. As a final graduation project, this work was designed to be replicable, offering a clear, accessible, and technically grounded structure for other developers interested in creating their own independent titles. Thus, it contributes to the field of independent game design by proposing a sensitive, creative, and feasible approach that integrates design, narrative, and interactive mechanics according to diverse creative goals. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83682 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2610619567290943 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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