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Tipo: Dissertação
Título: Política de assistência estudantil no IFCE – campus Fortaleza: uma avaliação da execução orçamentária e da demanda reprimida
Autor(es): Costa, Milena Mendes da
Orientador: Montenegro, David Moreno
Palavras-chave em português: Assistência estudantil;Avaliação em profundidade;Demanda Reprimida;Vulnerabilidade Social;Política pública educacional
Palavras-chave em inglês: Student assistance;In-depth evaluation;Unmet demand;Social vulnerability;Educational public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: COSTA, Milena Mendes da. Política de assistência estudantil no IFCE – campus Fortaleza: uma avaliação da execução orçamentária e da demanda reprimida. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a aplicação da política de assistência aos estudantes, no IFCE, Campus Fortaleza, no período de 2021 a 2024, observando necessária e prioritariamente a demanda que não é alcançada pela política e correlacionando essa aplicação à execução do orçamento de financiamento e às diretrizes de gestão da política. A investigação tem natureza qualitativa com uma abordagem exploratório-descritiva e adota a metodologia da avaliação em profundidade, considerando o contexto de execução da política sob a perspectiva dos gestores, as condições normativas que regem sua aplicabilidade, os quantitativos de estudantes não atendidos e as percepções de gestores nos níveis estratégico, tático e operacional. Os procedimentos metodológicos contemplam entrevistas, análise documental e análises de dados secundários. São sujeitos da pesquisa gestores e servidores da Assistência Estudantil. Os resultados apontam fragilidades significativas na efetividade da política, decorrentes tanto de fatores sob a ingerência direta dos gestores locais, como limitações estruturais para gestão, planejamento e aplicação adequada dos recursos, quanto de aspectos vinculados a decisões de âmbito nacional, dependentes de instâncias ministeriais e secretarias do governo federal, que contribuem para o subfinanciamento da política.
Abstract: This dissertation aims to evaluate the implementation of the student assistance policy at IFCE, Campus Fortaleza between 2021 and 2024, with particular emphasis on identifying unmet student demand and examining how this gap relates to budget execution and the management guidelines that orient the policy. The research is qualitative, based on an exploratory-descriptive approach, and employs an in-depth evaluation methodology that considers the policy’s operational context from the perspective of managers. It analyzes the normative frameworks governing its applicability, the quantitative data on non-assisted students, and the perceptions of managers at strategic, tactical, and operational levels. Methodological procedures include interviews, documentary analysis, and the examination of secondary data. Research subjects comprise managers and staff working in Student Assistance. The findings reveal significant weaknesses in the policy’s effectiveness, arising both from factors directly influenced by local management, such as structural limitations affecting planning, administration, and adequate resource allocation, and from national-level decisions within ministries and federal secretariats, which contribute to the underfunding of the policy.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83662
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7341156914453869
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5164-8830
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0703051734144638
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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