Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83651| Type: | TCC |
| Title: | A prática docente e o ensino de geografia na escola cívico-militar: a sala de aula como trincheira e o professor de geografia como resistência - um estudo em Maracanaú-CE |
| Authors: | Val Filho, Antonio de Souza |
| Advisor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de geografia;Escola cívico-militar;Formação crítica;Prática docente |
| Keywords in English : | Geography teaching;Civic-military school;Critical thinking;Teaching practice |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | VAL FILHO, Antônio de Souza. A prática docente e o ensino de geografia na escola cívico-militar: a sala de aula como trincheira e o professor de geografia como resistência - um estudo em Maracanaú-CE. 2025. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta monografia investiga os impactos do modelo cívico-militar no ensino de Geografia na escola E.C.I.M. Professor José Maria de Barros Pinho em Maracanaú-CE. O estudo buscou compreender como a implementação desse modelo de gestão, instituído pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) em 2019 e, posteriormente, mantido por iniciativa municipal em Maracanaú através da Lei nº 3.385 de 10 de maio de 2023, afeta a prática docente e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia. Os objetivos específicos incluíram investigar a influência do modelo na abordagem pedagógica e nos conteúdos trabalhados, avaliar os efeitos das condições estruturais e da disponibilidade de recursos tecnológicos na prática docente e no aprendizado, e compreender a importância da relação professor-aluno no ambiente da escola cívico-militar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em pesquisa documental e observação participante realizadas durante os estágios curriculares supervisionados I e III em Geografia. Os resultados revelaram que, embora a escola tenha apresentado melhorias de infraestrutura durante a transição para o modelo de tempo integral, como salas climatizadas e lousas digitais, a militarização impôs uma rotina escolar padronizada e controladora. Essa nova dinâmica, caracterizada por fardamento, formação de filas e a presença constante de militares, aponta limitar a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. A retirada de cartazes sobre direitos humanos dos corredores da escola, observadas no Estágio III, indica uma restrição da liberdade de expressão e um empobrecimento do ambiente pedagógico. A análise evidenciou a importância da relação entre o professor de Geografia e os alunos. A atuação da professora supervisora de estágio, que promoveu debates sobre racismo e xenofobia utilizando recursos como o filme "Cabeça de Nêgo", e incentivou atividades interativas com o uso de tecnologias como o Canva, mostrou-se crucial para mitigar os efeitos da militarização e fomentar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. A pesquisa com os alunos revelou uma percepção majoritariamente positiva da professora de Geografia, destacando sua didática, gentileza e capacidade de explicar os conteúdos de forma compreensível. A autoavaliação dos alunos em relação ao aprendizado em Geografia também foi positiva, com a maioria considerando-se "Bom" ou "Excelente". Conclui-se que o modelo cívico-militar, apesar dos investimentos em infraestrutura, desafia a formação cidadã crítica, mas a mediação pedagógica do professor pode atenuar esses impactos. |
| Abstract: | This monograph investigates the impacts of the civic-military model on the teaching of Geography at the E.C.I.M. Professor José Maria de Barros Pinho school in Maracanaú-CE. The study sought to understand how the implementation of this management model, established by the National Program of Civic-Military Schools (PECIM) in 2019 and, subsequently, maintained by municipal initiative in Maracanaú through Municipal Law No. 3,385 of May 10, 2023 , affects teaching practices and student learning in Geography. Specific objectives included investigating the model's influence on pedagogical approach and content, evaluating the effects of structural conditions and technological resource availability on teaching practice and learning, and understanding the importance of the teacher-student relationship in the civic-military school environment.The qualitative research was based on documentary research and participant observation conducted during supervised curricular internships I and III in Geography. The results revealed that, although the school showed infrastructure improvements during the transition to the full-time model, such as air-conditioned classrooms and digital whiteboards , militarization imposed a standardized and controlling school routine. This new dynamic, characterized by uniforms, queue formation, and the constant presence of military personnel , appears to limit students' autonomy and critical thinking. The removal of human rights posters from school corridors, observed in Internship III , indicates a restriction of freedom of expression and an impoverishment of the pedagogical environment. The analysis highlighted the importance of the relationship between the Geography teacher and the students. The performance of the supervising internship teacher, who promoted debates on racism and xenophobia using resources such as the film "Cabeça de Nêgo" , and encouraged interactive activities with the use of technologies like Canva , proved crucial in mitigating the effects of militarization and fostering students' critical thinking and creativity. The student survey revealed a predominantly positive perception of the Geography teacher, highlighting her teaching methods, kindness, and ability to explain content understandably. Students' self-assessment of their Geography learning was also positive, with most considering themselves "Good" or "Excellent". It is concluded that the civic-military model, despite investments in infrastructure, challenges critical civic education, but the teacher's pedagogical mediation can mitigate these impacts. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83651 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0005-7927-3830 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2552290034695606 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_adesvalfilho.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.