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Tipo: Dissertação
Título: Farmacovigilância: um estudo sobre a formação acadêmica dos discentes de cursos da saúde de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Almeida, Joyce da Silva
Orientador: Arrais, Paulo Sérgio Dourado
Coorientador: Francelino, Eudiana Vale
Palavras-chave em português: Farmacovigilância;Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos;Pessoal de Saúde;Ensino
Palavras-chave em inglês: Pharmacovigilance;Teaching;Drug-Related Side Effects and Adverse Reactions;Health Personnel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Data do documento: 2025
Citação: ALMEIDA, Joyce da Silva. Farmacovigilância: um estudo sobre a formação acadêmica dos discentes de cursos da saúde de uma instituição de ensino superior. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/83580. Acesso em: 27 nov. 2025.
Resumo: A farmacovigilância representa uma ciência fundamental no âmbito da saúde pública, concentrando-se na identificação, avaliação, compreensão e prevenção de problemas associados ao uso de medicamentos. Suas atividades abrangem um amplo espectro, englobando todos os eventos adversos (EA) associados aos medicamentos. A subnotificação de eventos adversos é um desafio considerável, muitas vezes atribuído à falta de compreensão dos profissionais de saúde quanto à importância da notificação e aos procedimentos adequados para sua realização. À vista disso, nesta dissertação objetivamos examinar a organização do processo formativo de estudantes dos cursos da área da saúde mediante análise documental, bem como avaliar a percepção dos estudantes em relação ao processo de aprendizagem e seu entendimento sobre farmacovigilância. A pesquisa documental foi realizada por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), dos cursos de farmácia, medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, educação física e psicologia, com ênfase nas matrizes curriculares e ementas das disciplinas. A análise contou com o uso de termos-chave pré-selecionados. A segunda fase da pesquisa envolveu a aplicação de um questionário adaptado dividido em 9 seções aos alunos dos cursos de farmácia, medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, educação física e psicologia regularmente matriculados no último semestre de disciplinas teóricas, durante os meses de fevereiro e abril de 2025. Os dados foram analisados de forma descritiva considerando-se as definições de documentos oficiais da Organização Mundial da Saúde. As análises demonstram que a farmácia foi o curso com maior presença de conteúdos curriculares e termos-chave relacionados à farmacovigilância ademais existe uma diferença significativa entre os cursos dos alunos e seus conhecimentos acerca da farmacovigilância, reações adversas a medicamentos, eventos adversos a medicamentos, queixas técnicas e desvios de qualidade, sendo os estudantes de farmácia àqueles que melhor se saíram quanto aos conhecimentos específicos na temática. Apesar do consenso dos alunos quanto a importância da temática a maioria dos cursos avaliados não apresenta conteúdo ou disciplinas voltadas à farmacovigilância evidenciando uma formação acadêmica em farmacovigilância ainda limitada.
Abstract: Pharmacovigilance is a fundamental science in the field of public health, focusing on the identification, assessment, understanding, and prevention of problems associated with the use of medicines. Its activities cover a broad spectrum, encompassing all adverse events (AEs) associated with medicines. Underreporting of adverse events is a considerable challenge, often attributed to healthcare professionals' lack of understanding of the importance of reporting and the appropriate procedures for doing so. In view of this, in this dissertation we aim to examine the organization of the training process for students in health courses through documentary analysis, as well as to evaluate students' perceptions of the learning process and their understanding of pharmacovigilance. The documentary research was conducted through the analysis of the Course Pedagogical Projects (PPC) of the pharmacy, medicine, dentistry, nursing, physical therapy, physical education, and psychology courses, with an emphasis on the curriculum matrices and course syllabi. The analysis relied on the use of preselected keywords. The second phase of the research involved the application of an adapted questionnaire divided into nine sections to students in pharmacy, medicine, dentistry, nursing, physical therapy, physical education, and psychology courses regularly enrolled in the last semester of theoretical subjects, during the months of February and April 2025. The data were analyzed descriptively, considering the definitions of official documents from the World Health Organization. The analyses show that pharmacy was the course with the highest presence of curricular content and key terms related to pharmacovigilance. Furthermore, there is a significant difference between the students' courses and their knowledge about pharmacovigilance, adverse drug reactions, adverse drug events, technical complaints, and quality deviations, with pharmacy students performing best in terms of specific knowledge on the subject. Despite the students' consensus on the importance of the subject, most of the courses evaluated do not offer content or disciplines focused on pharmacovigilance, highlighting the still limited academic training in pharmacovigilance.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83580
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-2005-0510
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8883059339417882
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-4502-8467
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6391182272759310
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0001-8814-0128
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/4405634195774782
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DFAR - Dissertações defendidas na UFC

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🔒  Disponível em  2026-12-01
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