Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83504| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira |
| Autor : | Viana, Wes Magalhães |
| Tutor: | Costa, Pablo Assumpção Barros |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Poéticas interespécies;Arte contemporânea brasileira;Cartografia;Multiespécies;Crítica de arte |
| Palabras clave en inglés: | Interspecies poetics;Contemporary Brazilian art;Cartography;Multispecies;Art criticism |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | VIANA, Wesley Magalhães. Poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Em contraponto aos efeitos do ecocídio que marcha sobre a Terra, iniciamos uma pesquisa transdisciplinar entre arte, filosofia e ciência, com o objetivo de cartografar poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira. Para isso, a partir da cartografia como método para acompanhar processos e fluxos entre cultura e natureza, selecionamos poéticas que se afastam da lógica humana dominante e se aproximam de forças mais-que-humanas, presentes nas obras de artistas como Castiel Vitorino Brasileiro e Jota Mombaça, e escrevemos críticas de arte que se deixam atravessar por essas presenças. Nesse sentido, contrário às formas de vida demasiado humanas do capitalismo, a nossa hipótese é que a arte contemporânea brasileira tem ensaiado a criação de futuros multiespécies. |
| Abstract: | In contrast to the effects of the ecocide marching across the Earth, we initiated a transdisciplinary research between art, philosophy, and science, aiming to map interspecies poetics in contemporary Brazilian art. To this end, using cartography as a method to track processes and flows between culture and nature, we selected poetics that depart from the dominant human logic and approach more-than-human forces, present in the works of artists such as Castiel Vitorino Brasileiro and Jota Mombaça, and we wrote art criticisms that allow themselves to be traversed by these presences. In this sense, contrary to the overly human forms of life of capitalism, our hypothesis is that contemporary Brazilian art has been rehearsing the creation of multispecies futures. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83504 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-8016-650X |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1004413270863979 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-1425-3012 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2352095912659853 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_wmviana.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.