Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Pablo Assumpção Barros-
dc.contributor.authorViana, Wes Magalhães-
dc.date.accessioned2025-11-21T21:12:33Z-
dc.date.available2025-11-21T21:12:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVIANA, Wesley Magalhães. Poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83504-
dc.description.abstractIn contrast to the effects of the ecocide marching across the Earth, we initiated a transdisciplinary research between art, philosophy, and science, aiming to map interspecies poetics in contemporary Brazilian art. To this end, using cartography as a method to track processes and flows between culture and nature, we selected poetics that depart from the dominant human logic and approach more-than-human forces, present in the works of artists such as Castiel Vitorino Brasileiro and Jota Mombaça, and we wrote art criticisms that allow themselves to be traversed by these presences. In this sense, contrary to the overly human forms of life of capitalism, our hypothesis is that contemporary Brazilian art has been rehearsing the creation of multispecies futures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePoéticas interespécies na arte contemporânea brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm contraponto aos efeitos do ecocídio que marcha sobre a Terra, iniciamos uma pesquisa transdisciplinar entre arte, filosofia e ciência, com o objetivo de cartografar poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira. Para isso, a partir da cartografia como método para acompanhar processos e fluxos entre cultura e natureza, selecionamos poéticas que se afastam da lógica humana dominante e se aproximam de forças mais-que-humanas, presentes nas obras de artistas como Castiel Vitorino Brasileiro e Jota Mombaça, e escrevemos críticas de arte que se deixam atravessar por essas presenças. Nesse sentido, contrário às formas de vida demasiado humanas do capitalismo, a nossa hipótese é que a arte contemporânea brasileira tem ensaiado a criação de futuros multiespécies.pt_BR
dc.subject.ptbrPoéticas interespéciespt_BR
dc.subject.ptbrArte contemporânea brasileirapt_BR
dc.subject.ptbrCartografiapt_BR
dc.subject.ptbrMultiespéciespt_BR
dc.subject.ptbrCrítica de artept_BR
dc.subject.enInterspecies poeticspt_BR
dc.subject.enContemporary Brazilian artpt_BR
dc.subject.enCartographypt_BR
dc.subject.enMultispeciespt_BR
dc.subject.enArt criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8016-650Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1004413270863979pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1425-3012pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2352095912659853pt_BR
local.date.available2025-11-21-
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_wmviana.pdf5,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.