Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83447
Tipo: Tese
Título : Educação geográfica em diálogo com a cidade: cidadania é o que nós propomos!
Autor : Basílio, Edvar Ferreira
Tutor: Oliveira, Alexandra Maria de
Co-asesor: Araújo, Raimundo lenilde de
Palabras clave en portugués brasileño: Educação geográfica;Projeto Nós Propomos;Cidade;Cidadania territorial
Palabras clave en inglés: Geographical education;We Propose Project;City;Territorial citizenship
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2025
Citación : BASÍLIO, Edvar Ferreira. Educação geográfica em diálogo com a cidade: cidadania é o que nós propomos! 2025. 212 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: A complexidade socioespacial, política, econômica e ambiental que marca a contemporaneidade instiga a escola e a educação geográfica a suplantarem velhos modelos, a inovarem em suas possibilidades e a empreenderem abordagens que alcancem a qualidade social da educação. Na perspectiva de uma Geografia que promova as singularidades dos lugares, motive o debate e o enfrentamento dos problemas do cotidiano e contribua para tornar o educando um agente de mudança, emergiu o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Por meio dessa metodologia ativa e socioconstrutivista de ensino e aprendizagem se norteou o estudo em pauta, incitado pela necessidade de se constituir um diálogo entre as práticas escolares e a cidade do aluno. Fundamentada em abordagem qualitativa na modalidade participante, a pesquisa apresentou, como objetivo geral, analisar as potencialidades do Projeto Nós Propomos! para desenvolver cidadanias territoriais na cidade de Fortaleza-CE. Por cidadania territorial compreende-se especialmente a estratégia de fazer do lugar onde a vida acontece o ponto de partida para ensinar e aprender Geografia como uma pedagogia de intervenção. Em vista disso, foram mobilizadas junto a estudantes de Ensino Médio de uma escola da rede pública do estado do Ceará um conjunto de atividades e ações firmadas nos norteamentos e princípios do PNP, dentre estes se destacaram a parceria, o socioconstrutivismo, a investigação, a valorização de diferentes competências e a divulgação. A consecução dessas práticas ecoaram no ambiente escolar ao fomentar procedimentos inéditos no contexto em que foram executadas, podendo ser distinguidas: a cidade e o bairro elevados à condição de conteúdo curricular, o aluno como investigador de sua realidade e construtor de seu saber, a escola como instituição que pesquisa e dialoga com sua conjuntura social. Integrados a esses resultados, as ações do PNP fortaleceram a extensão universitária, a formação inicial e contínua de professores e a busca do direito a ter direitos como um exercício de democracia junto à administração pública. Por consequência, circunscreve-se a tese segundo a qual o Projeto Nós Propomos! foi indutor de uma perspectiva didático-metodológica capaz de repercutir num novo paradigma de educação geográfica entre as juventudes de periferia da cidade de Fortaleza-CE. Contudo, instrumentalizar o ideário do PNP na rotina escolar exige superar dificuldades, pois rotinas escolares burocratizadas e engessadas ressoam negativamente sobre iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem. Apesar de atitudes como autonomia e protagonismo estarem sempre associadas aos estudantes envolvidos com o PNP, o projeto requer, antes de tudo, que uma postura de independência e de protagonismo seja assumida pelos docentes que desejam executar a metodologia do Nós Propomos!. A pesquisa buscou ampliar as discussões a respeito do ensino de Geografia sob a ótica de uma proposta educativa pautada no estabelecimento de relações de afinidade, apoderamento e transformação entre o educando e o coletivo. Reconhecemos, assim como os participantes dessa pesquisa, o PNP em suas contribuições à formação das juventudes no esforço de torná-las detentoras de mais consciência cidadã, mais engajadas socialmente e sabedoras das responsabilidades que delas se esperam
Abstract: The socio-spatial, political, economic and environmental complexity that characterizes contemporary times encourages schools and geographical education to overcome old practices, innovate in their possibilities and undertake approaches that achieve the social quality of education. The "We propose! Citizenship and Innovation in Geographic Education" Project emerged from the perspective of a Geography teaching and learning that promotes the uniqueness of places. Also, it encourages reflection, discussion and the confrontation of everyday issues, and helps students become agents of change. This study was guided by an active, socioconstructivist teaching and learning methodology, prompted by the need to establish a dialogue between school practices and the student's city. Based on a qualitative approach and participatory approach, this research aim was to analyze the potential of the We Propose! Project (WPP) for developing territorial citizenship in the city of Fortaleza, Ceará. Territorial citizenship specifically encompasses the strategy of making the city itself the starting point for teaching and learning Geography as a pedagogical intervention. Considering this, a set of activities and actions were mobilized among high school students at a public school in the state of Ceará. These activities were designed based on the principles of the WPP, which are: partnership, socioconstructivism, research, the appreciation of different skills and the knowledge sharing. The achievement of these practices resonated in the school environment by fostering unprecedented procedures in the context in which they were implemented. These include: the city and neighborhood in the status of curricular content, the student acting as an investigator of their reality and maker of their own knowledge, and the school as an institution that researches and engages with its social context. Integrated with these results, the WPP actions strengthened university extension, initial and continuing teacher training, and the pursuit of the right to have rights as a democratic exercise within the public administration. Consequently, the thesis that the We Propose! Project induced a didactic-methodological perspective capable of influencing a new paradigm of geographical education among youth people in the suburbs of Fortaleza, Ceará, is circumscribed. However, implementing the WPP principles into school routines requires overcoming difficulties, as bureaucratized and rigid school routines may negatively impact innovative teaching and learning initiatives. Although attitudes such as autonomy and protagonism are always associated with students involved in the WPP, the project also requires an attitude of independence and protagonism from teachers who wish to implement the WPP methodology. The research sought to broaden the discussion about teaching Geography from the perspective of an educational proposal based on establishing relationships of closeness, empowerment, and transformation between the student and the community. We acknowledge, as do the participants in this research, the WPP contributions to the education of young people, striving to make them more citizenship aware, more socially engaged, and aware of the responsibilities expected of them
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83447
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-6511-789X
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6300223567652232
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1698-5436
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-5491-0996
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/7741473553613369
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tese_efbasilio.pdf6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.