Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83365| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Uma proposta de ensino de ciências com a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), associado ou não a deficiência intelectual, em uma perspectiva interdisciplinar |
| Autor(es): | Silva, Ricardo Marculino Marques da |
| Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
| Palavras-chave em português: | Ensino de Ciências;Educação Inclusiva;Histórias em Quadrinhos;Pedagogia Histórico-Crítica |
| Palavras-chave em inglês: | Science Education;Inclusive Education;Comic Books;Historical-Critical Pedagogy |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SILVA, Ricardo Marculino Marques da. Uma proposta de ensino de ciências com a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), associado ou não a deficiência intelectual, em uma perspectiva interdisciplinar. 2025. Dissertação ( Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para o ensino de Ciências a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado ou não à Deficiência Intelectual (DI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e no uso de histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático interdisciplinar. A metodologia utilizada na pesquisa, que se assemelha a uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolveu a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o tema “Energia e Sustentabilidade”, visando tornar os conteúdos mais acessíveis, atrativos e significativos. Os resultados apontam que as HQ favoreceram a participação ativa, o desenvolvimento do pensamento crítico e a alfabetização científica dos estudantes, além de contribuir para a inclusão escolar. Conclui-se que a integração entre PHC e HQ representa uma alternativa pedagógica promissora para promover práticas inclusivas e inovadoras no ensino de Ciências. |
| Abstract: | This dissertation presents a methodological proposal for teaching Science to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), with or without Intellectual Disability (ID), grounded in Historical-Critical Pedagogy (PHC) and in the use of comic books as an interdisciplinary didactic resource. The research methodology, akin to qualitative action research, involved the design and implementation of a didactic sequence on the theme “Energy and Sustainability,” aiming to make scientific content more accessible, attractive, and meaningful. The results indicate that the use of comic books fostered active participation, critical thinking, and scientific literacy, in addition to contributing to school inclusion. It is concluded that the integration of PHC and comic books represents a promising pedagogical alternative for promoting inclusive and innovative practices in Science education. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83365 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/7157711418586869 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_rmmsilva.pdf | 12,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.