Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83365
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Marculino Marques da-
dc.date.accessioned2025-11-11T12:20:24Z-
dc.date.available2025-11-11T12:20:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Marculino Marques da. Uma proposta de ensino de ciências com a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), associado ou não a deficiência intelectual, em uma perspectiva interdisciplinar. 2025. Dissertação ( Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83365-
dc.description.abstractThis dissertation presents a methodological proposal for teaching Science to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), with or without Intellectual Disability (ID), grounded in Historical-Critical Pedagogy (PHC) and in the use of comic books as an interdisciplinary didactic resource. The research methodology, akin to qualitative action research, involved the design and implementation of a didactic sequence on the theme “Energy and Sustainability,” aiming to make scientific content more accessible, attractive, and meaningful. The results indicate that the use of comic books fostered active participation, critical thinking, and scientific literacy, in addition to contributing to school inclusion. It is concluded that the integration of PHC and comic books represents a promising pedagogical alternative for promoting inclusive and innovative practices in Science education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de ciências com a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), associado ou não a deficiência intelectual, em uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação apresenta uma proposta metodológica para o ensino de Ciências a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), associado ou não à Deficiência Intelectual (DI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e no uso de histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático interdisciplinar. A metodologia utilizada na pesquisa, que se assemelha a uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolveu a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o tema “Energia e Sustentabilidade”, visando tornar os conteúdos mais acessíveis, atrativos e significativos. Os resultados apontam que as HQ favoreceram a participação ativa, o desenvolvimento do pensamento crítico e a alfabetização científica dos estudantes, além de contribuir para a inclusão escolar. Conclui-se que a integração entre PHC e HQ representa uma alternativa pedagógica promissora para promover práticas inclusivas e inovadoras no ensino de Ciências.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.ptbrEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.ptbrHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subject.ptbrPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subject.enScience Educationpt_BR
dc.subject.enInclusive Educationpt_BR
dc.subject.enComic Bookspt_BR
dc.subject.enHistorical-Critical Pedagogypt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/7157711418586869pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3292811393795929pt_BR
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_rmmsilva.pdf12,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.