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Tipo: TCC
Título : Análise da estimativa de volumes de terraplenagem em obras rodoviárias a partir de informações provenientes de dados orbitais
Título en inglés: Analysis of earthwork volume estimates for road construction projects based on information from orbital data.
Autor : Queiroz, Mateus Freire
Tutor: Pereira Neto, Waldemiro de Aquino
Palabras clave en portugués brasileño: Metodologia BIM;Imagens orbitais;Terraplenagem;Infraestrutura
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2022
Citación : QUEIROZ, Mateus Freire. Análise da estimativa de volumes de terraplenagem em obras rodoviárias a partir de informações provenientes de dados orbitais. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho envolve uma análise dos volumes de terraplenagem obtidos a partir de imagens orbitais em comparação aos volumes de terraplenagem calculados com levantamentos topográficos convencionais. Para realizar esse estudo, foram utilizados os projetos finalizados de terraplenagem de uma rodovia existente. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo avaliar a viabilidade técnica do emprego de imagens orbitais para a obtenção de dados topográficos que sirvam de entrada para a elaboração dos projetos rodoviários, sobretudo os projetos geométricos e de terraplenagem. Foi utilizado então um trecho da rodovia CE-263 onde comparou-se seu projeto com os traçados obtidos e analisados a partir de imagens orbitais do Copernicus DEM. Constatou-se que o perfil traçado sobre a superfície criada a partir dos dados da imagem orbital tem semelhanças com o perfil definido no projeto fornecido para essa pesquisa. Entretanto foi observado um significativo desbalanceamento entre a distribuição dos volumes de corte e de aterro entre os projetos. Enquanto o projeto utilizado como referência tem um volume de aterro bem maior que o de corte, no projeto realizado a situação é inversa. O projeto disponibilizado conta com dados topográficos obtidos por levantamentos que seguem métodos convencionais. A partir disso, conclui-se que a metodologia empregada nesse trabalho apresenta limitações para a aplicação em projetos rodoviários por causa das diferenças altimétricas encontradas. Apesar disso, a observação do modelo digital do terreno através de dados de imagens orbitais pode ser uma opção válida que, no caso estudado, a topologia do modelo semelhante do terreno levantado no projeto fornecido, o que demonstra que as imagens orbitais podem ser utilizadas em análise preliminar de projeto. Desse modo, sugere-se que trabalhos futuros estudem o emprego de conjuntos de dados que tenham capacidade de oferecer variações altimétricas menores e análise do comportamento das variações altimétricas em terrenos com características topográficas conhecidas diferentes.
Abstract: This work involves an analysis of earthwork volumes obtained from orbital images compared to earthwork volumes calculated with conventional topographic surveys. To carry out this study, the completed earthwork projects of an existing highway were used. Thus, this research aims to evaluate the technical feasibility of using orbital images to obtain topographic data that can serve as input for the development of highway projects, especially geometric and earthwork projects. A section of the CE-263 highway was then used, and its design was compared with the layouts obtained and analyzed from Copernicus DEM orbital images. It was found that the profile drawn on the surface created from the orbital image data is similar to the profile defined in the project provided for this research. However, a significant imbalance was observed between the distribution of cut and fill volumes between the projects. While the project used as a reference has a much larger fill volume than cut volume, in the project carried out the situation is reversed. The project provided uses topographic data obtained through surveys following conventional methods. From this, it can be concluded that the methodology employed in this work presents limitations for application in road projects due to the altimetric differences found. Despite this, observing the digital terrain model through orbital image data can be a valid option, as in the case studied, the topology of the model is similar to the terrain surveyed in the provided project, demonstrating that orbital images can be used in preliminary project analysis. Therefore, it is suggested that future work study the use of datasets capable of offering smaller altimetric variations and analyze the behavior of altimetric variations in terrains with different known topographic characteristics.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83350
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8063100235536697
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1249366337893581
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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