Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83342
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCampos, Vanessa Ribeiro-
dc.contributor.authorFalcão, Matheus Prazeres-
dc.date.accessioned2025-11-10T17:18:34Z-
dc.date.available2025-11-10T17:18:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFALCÃO, Matheus Prazeres. Metodologia Enterprise Knowledge Development (EKD) em uma construtora de alto padrão: proposição de melhorias no setor de pós-obra. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83342-
dc.description.abstractThe post-construction sector, responsible for maintaining repairs in residential units under warranty, is an important strategic sector to improve the efficiency of construction processes, such as the project and construction stage, through feedback on the information obtained, as well as enabling preventive correction. Despite this, many construction companies ignore its importance, thus reducing its efficiency and reflecting on the quality of service provided to the customer. This type of behavior is found regardless of having quality certification, such as ISO 9001 and PBQP-H. Organizational modeling serves to guide the processes of a company, which are made up of activities, people in charge and rules, improving the delivery of a final product or service in a more assertive way, adding quality to the whole. In this context, the literature presents the Enterprise Knowledge Development (EKD), as an organizational modeling methodology that allows the explicit visualization of the interdependence of processes between sectors of an organization, enabling employees to make more effective decisions. The objective of the present research is the EKD in the post-work sector in a high-end construction company, thus seeking to propose improvements to the existing repair process. The relevance of the respective study is guided by the search for optimization of the procedures adopted by the construction company's department and their impact on the quality of the conception and execution of the projects that are built. The methodology used in the research consists of the case study, used in organizational studies, with little involvement of the researcher in behavioral situations and the focus is on contemporary phenomena. Among the results achieved, it was noticed the need for feedback on the generated data, the adoption of new technologies for managing information and the application of a post-occupancy assessment survey (APO).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologia Enterprise Knowledge Development (EKD) em uma construtora de alto padrão: proposição de melhorias no setor de pós-obrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO setor de pós-obra, responsável pela manutenção dos reparos em unidades residências em estado de garantia, consiste em um importante setor estratégico para melhorar a eficiência de processos construtivos, como etapa de projetos e de obras, por meio da retroalimentação das informações obtidas, assim como viabilizar a correção preventiva. Apesar disso, muitas construtoras ignoram a sua importância, diminuindo assim a sua eficiência e refletindo na qualidade de atendimento prestado ao cliente. Esse tipo de comportamento é encontrado independente de possuírem certificação de qualidade, como a ISO 9001 e o PBQP-H. A modelagem organizacional serve para nortear os processos de uma empresa, que são constituídos por atividades, responsáveis e regras, melhorando a entrega de um produto ou serviço final de maneira mais assertiva, agregando qualidade ao todo. Nesse contexto, a literatura apresenta o Enterprise Knowledge Development (EKD), como metodologia de modelagem organizacional que permite a visualização explicita da interdependência de processos entre setores de uma organização, possibilitando que os colaboradores consigam ter tomadas de decisões mais eficazes. O objetivo da presente pesquisa consiste no EKD no setor de pós-obra em uma construtora de alto padrão, buscando assim a proposição de melhorias para o processo de reparo existente. A relevância do respectivo estudo se norteia na busca da otimização dos procedimentos adotados pelo departamento da construtora e seu impacto na qualidade da concepção e na execução dos empreendimentos que são construídos. A metodologia usada na pesquisa consiste no estudo de caso, utilizado em estudos organizacionais, havendo pouco envolvimento do pesquisador em situações comportamentais e o foco seja em fenômenos contemporâneos. Dentre os resultados alcançados percebeu-se a necessidade da retroalimentação dos dados gerados, a adoção de novas tecnologias para gerenciamento das informações e a aplicação de uma pesquisa de avaliação pós-ocupação (APO).pt_BR
dc.title.enEnterprise knowledge development (EKD) methodology in a high standard construction company: proposed improvements in the post-work sectorpt_BR
dc.subject.ptbrProcessospt_BR
dc.subject.ptbrPós-obrapt_BR
dc.subject.ptbrModelagem organizacionalpt_BR
dc.subject.ptbrConstrução civilpt_BR
dc.subject.enLaw Suitpt_BR
dc.subject.enPost-workpt_BR
dc.subject.enOrganizational modelingpt_BR
dc.subject.enConstructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3981-3362pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9400247351907292pt_BR
local.date.available2025-11-10-
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_mpfalcao.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.