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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83333| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Confiabilidade do tempo de viagem: uma análise exploratória em vias urbanas de Fortaleza |
| Autor : | Araújo, Marco Antonio Machado de |
| Tutor: | Castro-Neto, Manoel Mendonça de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Confiabilidade de rotas;Variabilidade do tempo de viagem;Planejamento e operação do tráfego |
| Palabras clave en inglés: | Route Reliability;Travel Time Variability;Traffic Planning and Operation. |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | ARAUJO, Marco Antonio Machado de. Confiabilidade do tempo de viagem: uma análise exploratória em vias urbanas de Fortaleza. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A confiabilidade do tempo de viagem (Travel Time Reliability - TTR) é um componente crítico da qualidade dos sistemas de transporte urbano, cuja dinâmica e fatores influentes são pouco explorados em cidades brasileiras. O objetivo principal desta dissertação de mestrado foi caracterizar a TTR em corredores arteriais de Fortaleza-CE, explorando os fatores de infraestrutura, desempenho operacional e uso do solo que potencialmente afetam a confiabilidade. Utilizando uma base de dados com mais de 1,2 milhão de deslocamentos de 35 trechos de vias urbanas em 2019, a metodologia envolveu a análise da distribuição estatística dos tempos de viagem, a seleção de indicadores de confiabilidade e a exploração dos possíveis fatores determinantes. Esta última etapa comparou modelos paramétricos lineares com modelos aditivos generalizados mistos (GAMM) para capturar relações complexas e possivelmente não lineares. Os resultados revelaram a complexidade do comportamento da variabilidade do tráfego: embora a distribuição Lognormal tenha sido a distribuição que melhor se ajustou (52% dos casos), nenhum modelo de probabilidade foi adequado em 37% dos cenários. A etapa de exploração dos fatores mostrou a invalidade estatística dos modelos lineares, reforçando a hipótese de não-linearidade. A aplicação dos GAMMs demonstrou superioridade (R2 ajustado de 0,65 para o BTI e 0,97 para o TTI) e permitiu compreender um pouco melhor as relações. O principal resultado foi o efeito não-linear da velocidade sobre o BTI e TTI, com ganhos de confiabilidade e eficiência decrescentes em velocidades mais altas. Adicionalmente, a análise mostrou que vias com faixas mais largas se associaram consistentemente a uma piora tanto na confiabilidade (maior BTI) quanto na eficiência (maior TTI). Conclui-se que a TTR em ambiente urbano como o de Fortaleza é um fenômeno multifacetado, governado por interações complexas que desafiam suposições lineares. O estudo oferece uma caracterização da confiabilidade para importantes vias de Fortaleza e propõe um método que sugere o uso de modelos não-lineares para a análise deste fenômeno. |
| Abstract: | Travel Time Reliability (TTR) is a critical component of the quality of urban transportation systems, yet its dynamics and influencing factors remain underexplored in Brazilian cities. The main objective of this master's dissertation was to characterize TTR on arterial corridors in Fortaleza-CE, exploring the infrastructure, operational performance, and land use factors that potentially affect reliability. Utilizing a database with over 1.2 million trips from 35 urban road sections in 2019, the methodology involved the analysis of the statistical distribution of travel times, the selection of reliability indicators, and the exploration of possible determining factors. This last stage compared parametric linear models with Generalized Additive Mixed Models (GAMMs) to capture complex and possibly non-linear relationships. The results revealed the complexity of traffic variability behavior: although the Lognormal distribution was the best-fitting model (52% of cases), no probability model was adequate in 37% of the scenarios. The factor exploration stage showed the statistical invalidity of the linear models, reinforcing the non-linearity hypothesis. The application of GAMMs demonstrated superior performance (Adjusted R2 of 0.65 for the Buffer Time Index - BTI, and 0.97 for the Travel Time Index - TTI) and allowed for a better understanding of the relationships. The main finding was the non-linear effect of speed on both BTI and TTI, with diminishing reliability and efficiency gains at higher speeds. Additionally, the analysis showed that roads with wider lanes were consistently associated with a worsening of both reliability (higher BTI) and efficiency (higher TTI). It is concluded that TTR in an urban environment such as Fortaleza's is a multifaceted phenomenon, governed by complex interactions that challenge linear assumptions. The study offers a characterization of reliability for important corridors in Fortaleza and proposes a method that suggests the use of non-linear models for the analysis of this phenomenon. |
| Descripción en portugués brasileño : | Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83333 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1953500792037807 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-6317-4863 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5179992260458803 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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