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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83278Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
| dc.contributor.author | Lima, Maria Vanísia Mendonça de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T14:50:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-04T14:50:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Maria Vanísia Mendonça de. Sequência Fedathi no ensino da Teoria de Grupos Algébricos: uma análise da mediação docente sob o olhar da Teoria APOS (Action, Process, Object, Schema) de Ed. Dubinsky. 2025. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83278 | - |
| dc.description.abstract | Abstract Algebra is a highly relevant subfield of Mathematics, present in undergraduate programs in Mathematics (both teaching and bachelor's degrees), Physics, Computer Science, and Engineering. However, it is common for this area to be poorly received by students, who often face significant challenges in both teaching and learning, making the teaching process particularly demanding when addressing such content. In light of this scenario, this research aimed to analyze how teaching practices based on the Fedathi Sequence can support the development of the mental structures of action, process, object, and schema, according to the assumptions of the APOS Theory (Action, Process, Object, Schema), during the learning of the algebraic group concept in the Mathematics Teaching degree program at IFCE – Cedro Campus. Methodologically, the research was classified as qualitative in its approach, applied in nature, exploratory in terms of its objectives, and as action research regarding its procedures. The theoretical framework was based on studies of the Fedathi Sequence and the APOS Theory. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) – Cedro Campus, involving seven students from the seventh semester of the Mathematics Teaching program, enrolled in the course Algebraic Structures during the 2022.2 academic term. Didactic situations based on the Fedathi Sequence were proposed to promote the development of the students’ mental structures while studying the algebraic group structure. The results showed that applying the Fedathi Sequence had a significant impact on the participants’ learning, fostering the development of the mental structures of action, process, object, and schema, in line with the APOS Theory. The teaching practice supported by this methodology encouraged students to engage cognitive mechanisms such as interiorization, coordination, encapsulation, reversibility, and generalization, facilitating the construction of algebraic concepts as they progressed through the abstraction levels proposed by the APOS Theory. We therefore conclude that the thesis is legitimate and subject to validation: that teaching practices based on the Fedathi Sequence support the development, by Mathematics teaching students, of the mental structures of action, process, object, and schema from the APOS Theory during the learning of algebraic group content. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Sequência Fedathi no ensino da Teoria de Grupos Algébricos: uma análise da mediação docente sob o olhar da Teoria APOS (Action, Process, Object, Schema) de Ed. Dubinsky | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A Álgebra Abstrata é uma subárea da Matemática de grande relevância, presente nos cursos superiores de Matemática (licenciatura e bacharelado), Física, Ciência da Computação e Engenharia. No entanto, é comum que essa área não seja bem recebida pelos estudantes, apresentando dificuldades significativas tanto no ensino quanto na aprendizagem, o que torna o trabalho docente especialmente desafiador ao abordar conteúdos dessa natureza. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar como a prática docente, fundamentada na Sequência Fedathi, pode favorecer o desenvolvimento das estruturas mentais de ação, processo, objeto e esquema, conforme os pressupostos da Teoria APOS (Action, Process, Object, Schema), durante a aprendizagem do conteúdo grupo algébrico no curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Cedro. Metodologicamente, a pesquisa, quanto à sua abordagem se classificou como qualitativa, quanto à natureza teve qualidade de uma pesquisa aplicada, referente aos objetivos teve caráter exploratório e no que se refere aos procedimentos se classificou como pesquisa-ação. O referencial teórico adotado baseou-se nos estudos sobre a Sequência Fedathi e na Teoria APOS. A aplicação da pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro, envolvendo sete estudantes do sétimo período da Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina Estruturas Algébricas no semestre letivo 2022.2. Foram propostas situações didáticas baseadas na Sequência Fedathi, com o intuito de promover o desenvolvimento das estruturas mentais dos licenciandos durante o estudo da estrutura algébrica grupo. Os resultados evidenciaram que a aplicação da Sequência Fedathi teve um impacto significativo na aprendizagem dos participantes da pesquisa, promovendo o desenvolvimento das estruturas mentais de ação, processo, objeto e esquema, conforme os pressupostos da Teoria APOS. A ação docente, apoiada nessa metodologia, estimulou os estudantes a mobilizarem mecanismos cognitivos como interiorização, coordenação, encapsulação, reversibilidade e generalização, favorecendo a construção dos conceitos algébricos à medida que avançavam nos níveis de abstração propostos pela Teoria APOS. Concluímos, portanto, que é legítima e passível de validação a tese de que a ação docente baseada na Sequência Fedathi favorece o desenvolvimento, por parte dos licenciandos em Matemática, das estruturas mentais de ação, processo, objeto e esquema da Teoria APOS, durante a aprendizagem do conteúdo de grupo algébrico. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Sequência Fedathi | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Teoria APOS | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Grupo Algébrico | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject.en | Fedathi Sequence | pt_BR |
| dc.subject.en | APOS Theory | pt_BR |
| dc.subject.en | Algebraic Group | pt_BR |
| dc.subject.en | Teaching | pt_BR |
| dc.subject.en | Learning | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5159075984027749 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6933091154844634 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-11-04 | - |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tese_mvmlima.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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