Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83252Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Petit, Sandra Haydée | - |
| dc.contributor.author | Fonteles Filho, José Mendes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T11:19:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-31T11:19:42Z | - |
| dc.date.issued | 2003 | - |
| dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, José Mendes. Subjetivação e educação indígena. 2003. 679 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83252 | - |
| dc.description.abstract | This work is an intervention into the processes of indigenous subjectification and their relation to the production of differentiated indigenous schools in Ceará, Northeast Brazil. Aiming at mapping these processes, offering directions, like a compass to guide the navigator, through the entangled practices and discourses of the multiplicity of subjects that are part of the production of local and regional indigenous subjectification, the author utilized an inter-referential theoretical- methodological approach, coordinating elements from Anthropology, Institutional Analysis, Micropolitics, and Schizo-Analysis. The empirical part of the research was performed through insertion in the daily life of the Tremembé de Almofala and the local Indigenous Movement, allowing for intense experimentation and dense description of these processes. Field diaries were used as the main instrument for data collection. Furthermore, they are central to this text because they constitute a unique collection of registers, analyses, and systematizations, revealing the routine of research production and, mainly, the relationships between experience and thought. As a final result, this work affirms the existence of an instigating process of autonomization and singularization of the Tremembé as part of their present political and social reinvention, in the midst of strategic contradictions and retreats specific to the social and political negotiation in the indigenous field. The conquests in relation to the differentiated schools – and, particularly, the struggles developed by the tremembés in relation to the preparation of indigenous teachers – are the most relevant indicators of this process. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Subjetivação e educação indígena | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho trata de uma intervenção cujo objeto são os processos de subjetivação indígena e sua relação com a produção de escolas indígenas diferenciadas no Ceará, Nordeste do Brasil. Objetivando a elaboração de cartografias desses processos, oferecendo pontos de localização – como uma bússola a guiar o navegante – nos emaranhados das práticas e dos discursos da multiplicidade de sujeitos que atuam na produção dessa subjetivação, o autor utilizou-se de uma abordagem teórico-metodológico inter-referencial, articulando elementos da Antropologia, da Análise Institucional, da Micropolítica e da Esquizo-Análise. A parte empírica da pesquisa foi realizada através da inserção no cotidiano dos Tremembé de Almofala e do Movimento Indígena local, possibilitando a experimentação intensa e a descrição densa desses processos. Os diários de campo foram usados como o principal instrumento de coleta de dados. Além disso, ocupam um lugar central neste texto por se constituírem, de modo peculiar, com um bloco de registros, análises e sistematizações, revelando a rotina da produção da pesquisa e, principalmente, as relações entre experiência e pensamento. Como resultado final, este trabalho afirma a existência de um instigante processo de autonomização e singularização dos Tremembé como parte de sua reinvenção social e política atual, em meio às contradições e recuos estratégicos próprios da negociação social e política no campo indigenista. As conquistas em relação às escolas diferenciadas – e, de modo particular, as lutas desenvolvidas pelos tremembés em relação à formação de professores indígenas – configuram-se como indicativos dos mais relevantes desse processo. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6745781433874427 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6860521449989672 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-10-31 | - |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2003_tese_jmfontelesfilho.pdf | 9,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.