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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPetit, Sandra Haydée-
dc.contributor.authorFonteles Filho, José Mendes-
dc.date.accessioned2025-10-31T11:19:42Z-
dc.date.available2025-10-31T11:19:42Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationFONTELES FILHO, José Mendes. Subjetivação e educação indígena. 2003. 679 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83252-
dc.description.abstractThis work is an intervention into the processes of indigenous subjectification and their relation to the production of differentiated indigenous schools in Ceará, Northeast Brazil. Aiming at mapping these processes, offering directions, like a compass to guide the navigator, through the entangled practices and discourses of the multiplicity of subjects that are part of the production of local and regional indigenous subjectification, the author utilized an inter-referential theoretical- methodological approach, coordinating elements from Anthropology, Institutional Analysis, Micropolitics, and Schizo-Analysis. The empirical part of the research was performed through insertion in the daily life of the Tremembé de Almofala and the local Indigenous Movement, allowing for intense experimentation and dense description of these processes. Field diaries were used as the main instrument for data collection. Furthermore, they are central to this text because they constitute a unique collection of registers, analyses, and systematizations, revealing the routine of research production and, mainly, the relationships between experience and thought. As a final result, this work affirms the existence of an instigating process of autonomization and singularization of the Tremembé as part of their present political and social reinvention, in the midst of strategic contradictions and retreats specific to the social and political negotiation in the indigenous field. The conquests in relation to the differentiated schools – and, particularly, the struggles developed by the tremembés in relation to the preparation of indigenous teachers – are the most relevant indicators of this process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSubjetivação e educação indígenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata de uma intervenção cujo objeto são os processos de subjetivação indígena e sua relação com a produção de escolas indígenas diferenciadas no Ceará, Nordeste do Brasil. Objetivando a elaboração de cartografias desses processos, oferecendo pontos de localização – como uma bússola a guiar o navegante – nos emaranhados das práticas e dos discursos da multiplicidade de sujeitos que atuam na produção dessa subjetivação, o autor utilizou-se de uma abordagem teórico-metodológico inter-referencial, articulando elementos da Antropologia, da Análise Institucional, da Micropolítica e da Esquizo-Análise. A parte empírica da pesquisa foi realizada através da inserção no cotidiano dos Tremembé de Almofala e do Movimento Indígena local, possibilitando a experimentação intensa e a descrição densa desses processos. Os diários de campo foram usados como o principal instrumento de coleta de dados. Além disso, ocupam um lugar central neste texto por se constituírem, de modo peculiar, com um bloco de registros, análises e sistematizações, revelando a rotina da produção da pesquisa e, principalmente, as relações entre experiência e pensamento. Como resultado final, este trabalho afirma a existência de um instigante processo de autonomização e singularização dos Tremembé como parte de sua reinvenção social e política atual, em meio às contradições e recuos estratégicos próprios da negociação social e política no campo indigenista. As conquistas em relação às escolas diferenciadas – e, de modo particular, as lutas desenvolvidas pelos tremembés em relação à formação de professores indígenas – configuram-se como indicativos dos mais relevantes desse processo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6745781433874427pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6860521449989672pt_BR
local.date.available2025-10-31-
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