Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Sofia Regina Paiva-
dc.contributor.authorLima, Filipe Augusto Xavier-
dc.contributor.authorLoiola, Maria Iracema Bezerra-
dc.date.accessioned2025-10-24T12:11:21Z-
dc.date.available2025-10-24T12:11:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sofia Regina Paiva ;  LIMA, Filipe Augusto Xavier ; LOIOLA, Maria Iracema Bezerra . A cultura do café sombreado: reflexões sobre a Educação Ambiental no Maciço de Baturité, Ceará. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG,v. 42, n. 2, p. 65-88, mai./ago. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1517-1256-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83208-
dc.description.abstractdidáctico-pedagógica para estimular el fortalecimiento de la conciencia crítica sobre cuestiones socioambientales, en estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en el Macizo de Baturité, Ceará. El proyecto fue realizado en el Centro de Educación de Jóvenes y Adultos (CEJA) Donaninha Arruda, en Baturité, y contó con el aporte de seis docentes y la participación de 100 alumnos. Las actividades pedagógicas contemplaron la Educación Ambiental (EA) con foco en la peculiaridad socioambiental regional. La investigación se caracteriza por ser descriptiva, con enfoque cualitativo, estudio bibliográfico y hallazgos in loco. Se trata de una investigación acción, con observación participante y entrevista semiestructurada, con el año 2022 como marco temporal. Los datos mostraron que no hubo acciones dirigidas a EA con enfoque regional en la institución. Dicho esto, el proyecto “Café&Cultura na EJA” contribuyó a poner en valor el patrimonio histórico y cultural regional, despertando en los estudiantes una conciencia ecológica y un comportamiento ambientalmente responsable.pt_BR
dc.description.urihttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/15356pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA cultura do café sombreado: reflexões sobre a Educação Ambiental no Maciço de Baturité, Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetivou mensurar o impacto do projeto “Café&Cultura na EJA” como estratégia didático-pedagógica para estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática socioambiental, nos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Maciço de Baturité, Ceará. O projeto foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Donaninha Arruda, em Baturité, e contou com a contribuição de seis docentes e a participação de 100 alunos. As atividades pedagógicas contemplaram a Educação Ambiental (EA) com foco na peculiaridade socioambiental regional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa, estudo bibliográfico e constatações in loco. Trata-se de uma pesquisa ação com observação participante e entrevista semiestruturada, tendo como recorte temporal o ano de 2022. Os dados evidenciaram que não havia ações voltadas para a EA, com foco regional, na instituição. Isto posto, o projeto “Café&Cultura na EJA” contribuiu para valorizar o patrimônio histórico-cultural regional, despertar a consciência ecológica e o comportamento ambientalmente responsável nos educandos.pt_BR
dc.description.abstract-esThe present study aimed to measure the impact of the “Café&Cultura na EJA” project as a didactic pedagogical strategy to stimulate the strengthening of critical awareness about socio-environmental issues, in students of Youth and Adult Education (EJA), in the Maciço de Baturité, Ceará. The project was carried out at the Youth and Adult Education Center (CEJA) Donaninha Arruda in Baturité and had the contribution of six teachers and the participation of 100 students. The pedagogical activities focused on Environmental Education with a regional socio-environmental peculiarity. The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, bibliographic study, and in loco findings. It is a research-action, with participant observation and semi-structured interview, having the temporal cut of the year 2022. The data showed that there were no actions aimed at Environmental Education with a regional focus in the institution. That said, the "Coffee&Culture on EJA" project contributed to value the regional historical-cultural heritage, awaken ecological awareness, and environmentally responsible behavior in the students.pt_BR
dc.title.enLa cultura del café de sombra: reflexiones sobre Educación Ambiental en el Maciço de Baturité, Cearápt_BR
dc.title.esThe culture of shaded coffee: reflections on Environmental Education in the Maciço de Baturité, Cearápt_BR
dc.subject.ptbrEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.ptbrconsciência ecológicapt_BR
dc.subject.ptbrraízes culturaispt_BR
dc.subject.ptbrensino e pesquisapt_BR
dc.subject.enEducación de Jóvenes y Adultospt_BR
dc.subject.enconciencia ecológicapt_BR
dc.subject.enarraigo culturalpt_BR
dc.subject.endocencia e investigación.pt_BR
dc.subject.esYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.esecological awarenesspt_BR
dc.subject.esculturais rootspt_BR
dc.subject.esteaching and research.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1320-4796pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4235-1311pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3389-5560pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2404118234250613pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6333811948672580pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9609912655173252pt_BR
local.date.available2025-
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_art_srpribeiro.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.