Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83146Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa | - |
| dc.contributor.author | Mendes, Rodrigo Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-20T16:15:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-20T16:15:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Rodrigo Alves. Desafios na aprendizagem de Química: impacto da identidade de gênero na participação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará em olimpíadas de Química. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83146 | - |
| dc.description.abstract | Based on an interest in further investigating the challenges faced by public school students regarding learning chemistry and participating in Chemistry Olympiads, this study sought to analyze the impact that identifying as female or male can have on their affinity for chemistry during high school. The research was conducted using a structured, noninterventionist questionnaire based on a 5-point Likert scale with agreement items. The questionnaire sought to better understand the reality of the classes regarding both internal and external factors. The study involved 163 students in the first, second, and third grades of the EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa school, located in the Vila Velha neighborhood of Fortaleza, Ceará. A comparison between the responses of male and female students revealed a common pattern among these students: the majority expressed interest in learning chemistry at school and perceived its importance in their daily lives, as well as an intention to pursue chemistry for a future professional career. They also expressed a desire for more practical classes, and students from 1st to 3rd grade reported never having participated in a practical activity. Regarding the Chemistry Science Olympiads, most stated they were unfamiliar with them, highlighting opportunities for improving scientific communication. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Desafios na aprendizagem de Química: impacto da identidade de gênero na participação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará em olimpíadas de Química | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A partir do interesse em investigar um pouco mais sobre os desafios enfrentados por estudantes de escolas públicas, com relação a aprendizagem de Química e participação de Olimpíadas de Química; este trabalho buscou analisar o impacto que a identificação com gênero feminino ou masculino pode causar na afinidade destes com a disciplina de Química durante o Ensino Médio. A pesquisa foi realizada através de um questionário estruturado, não intervencionista, baseado na escala Likert de 5 pontos, com itens de concordância, onde buscou-se entender um pouco mais sobre a realidade das turmas tanto com relação a fatores internos como externos a escola. A pesquisa foi realizada com 163 estudantes da escola EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa localizada no bairro Vila Velha na cidade de Fortaleza CE nos 1º, 2º e 3º anos. A comparação entre as respostas de estudantes dos gêneros feminino e masculino mostrou um padrão comum entre estes estudantes, em que a maioria demonstrou interesse em aprender Química na escola e consegue perceber a importância desta ciência no cotidiano, bem como a intenção de buscar a Química para uma futura carreira profissional. Demonstraram também desejo por ter mais aulas práticas, e alunas e alunos do 1º ao 3º ano afirmaram nunca ter feito uma atividade prática. Com relação as Olimpíadas Científicas de Química a maioria afirmou não conhecer os eventos, mostrando oportunidades de melhoria na divulgação científica | pt_BR |
| dc.title.en | Challenges in learning Chemistry: the impact of gender identity on the participation of High School students from public schools in Ceará in Chemistry olympics | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Gênero | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino de Química | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Olimpíadas de Química | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Escola pública | pt_BR |
| dc.subject.en | Gender | pt_BR |
| dc.subject.en | Chemistry Education | pt_BR |
| dc.subject.en | Chemistry Olympiads | pt_BR |
| dc.subject.en | High School | pt_BR |
| dc.subject.en | Public school | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0009000960876972 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/934953902927136 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0516-3143 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0707585281011816 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-10-20 | - |
| Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_ramendes.pdf | 660,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.