Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83084| Tipo: | TCC |
| Título : | Uso de um protótipo de uma célula solar como ferramenta pedagógica |
| Otros títulos : | Use of a solar cell prototype as an educational tool |
| Autor : | Almeida, Mateus Araujo de |
| Tutor: | Abreu, Dieric dos Santos de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Aprendizagem significativa;Sustentabilidade;Experimentação;Protótipo de uma célula solar |
| Palabras clave en inglés: | Meaningful learning;Sustainability;Experimentation;Prototype of a solar cell |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | ALMEIDA, Mateus Araujo de. Uso de um protótipo de uma célula solar como ferramenta pedagógica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo utilizar um protótipo de célula solar como estratégia de ensino baseada na experimentação, visando à aprendizagem de conceitos relacionados a composição e funcionamento de uma célula fotovoltaica para a geração de eletricidade. A abordagem proposta busca superar as dificuldades dos docentes na explicação de conceitos abstratos, utilizando atividades práticas como ferramenta pedagógica, facilitando para esse caso a compreensão dos conceitos físicos e químicos envolvidos. Além disso, a pesquisa visa promover a conscientização acerca dessa tecnologia na âncora da sustentabilidade. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Fortaleza, Ceará, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. O processo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira consistiu em uma breve aula contextualizada para elucidar os conhecimento básicos necessário para compreender o tema, e a segunda envolveu experimentação com materiais de baixo custo, complementada por questionamentos que proporcionaram a conexão entre as duas etapas através de uma aprendizagem significativa, alinhada aos princípios da BNCC. Os resultados obtidos foram baseado nos parâmetros de uma pesquisa qualitativa-quantitativa que incluiu registros fotográficos, observações das atividades experimentais e coleta de dados por questionários, onde indicaram um maior envolvimento e produtividade dos alunos na construção do próprio conhecimento. Este processo contribuiu para a compreensão conceitual dos alunos sobre os mecanismos nos entornos de uma célula solar. |
| Abstract: | This study uses a solar cell prototype as an experimental teaching strategy to teach concepts related to the composition and functioning of a photovoltaic cell for generating electricity. The proposed approach seeks to overcome teachers' difficulties in explaining abstract concepts by using hands-on activities as a pedagogical tool, facilitating the understanding of the physical and chemical concepts involved. Furthermore, the research aims to raise students' awareness of this technology as an anchor for sustainability. The research was conducted at a public school in Fortaleza, Ceará, with second-year high school students. The process was developed in two stages: the first consisted of a brief contextualized lesson to elucidate the basic knowledge necessary to understand the topic, and the second involved experimentation with low-cost materials, complemented by questions that provided a connection between the two stages through meaningful learning, aligned with the principles of the BNCC. The results obtained were based on the parameters of a qualitative-quantitative study that included photographic records, observations of experimental activities, and data collection through questionnaires. These findings indicated greater student engagement and productivity in constructing their own knowledge. This process contributed to the students' conceptual understanding of the mechanisms involved in a solar cell |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83084 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1350504041233292 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Autorização_Mateus almeida.pdf | Autorização para o Repositório da UFC | 570,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_tcc_madealmeida.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.