Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83013| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Pensando a violência urbana: uma proposta de eletiva |
| Autor : | Oliveira, Cláudia Pires de |
| Tutor: | Lima, Celina Amália Ramalho Galvão |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Violência;Metodologia Ativa;Eletiva |
| Palabras clave en inglés: | Violence;Active Methodology;Elective |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | OLIVEIRA, Cláudia Pires de. Pensando a violência urbana: uma proposta de eletiva. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa estuda a violência urbana, presente nas comunidades periféricas de todo Brasil, mas o desenvolvimento desse estudo foi instigado pelos acontecimentos violentos, como, território de conflitos, “pacto de paz”, chacina, poder do tráfico e das facções criminosas que assolam a comunidade da Sapiranga, em específico os alunos da EEMTI João Nogueira Jucá, esse projeto de pesquisa foi desenvolvido e apresentado no Profsocio - Programa de Mestrado em Sociologia, com o objetivo de oferecer na conclusão do curso uma eletiva que através de metodologias ativas, pense sobre a violência urbana junto com os alunos. A violência urbana é um fenômeno que atinge a juventude ceifando suas vidas ou os levando a se afastar da escola. Os conceitos de “Cultura do Medo”, “Sociedade líquida” e “Poder”, consequentemente em Glasner, Bauman e Foucault, são bases teóricas do estudo apresentado. A metodologia de pesquisa desenvolvida é classificada como mista, quantitativa/qualitativa, trabalha com dados oficiais do Estado do Ceará sobre evasão, abandono escolar e número de jovens vítimas da violência urbana. A experiência com grupo focal está sendo fundamental como meio do pesquisador ouvir relatos, explicações e a partir dessas experiências fazer os registros no diário de campo, compilando dados quantitativos e qualitativos da pesquisa em um único estudo. A utilização das metodologias ativas no grupo focal são relevantes para atender o objetivo dessa pesquisa, pois consegue solidificar uma eletiva que encontrou nas atividades com músicas presentes nos gostos musicais da juventude, como o funk e o trap, vistos pela sociedade como músicas pejorativas, mas na verdade trazem discussões solidificadas, como vulnerabilidade social, criminalidade alta, temas sensíveis à realidade dos jovens. A eletiva através da orientação dos professores promove reflexões, debates e conscientização, oportunizando a percepção da comunidade onde moram, além das possibilidades adquiridas através do aprendizado, para que esses jovens consigam intervir numa mudança pessoal, orientar os amigos para se afastar da violência e adquiram um senso crítico para desenvolver suas escritas e falas, além dos professores utilizarem as discussões realizadas na referida eletiva, como meio que possibilite o embasamento para fundamentar a escrita dos alunos em possíveis temas das redações do ENEM. |
| Abstract: | This research examines urban violence, present in peripheral communities throughout Brazil. However, the development of this study was prompted by violent events, such as conflict zones, "peace pacts," massacres, and the power of drug trafficking and criminal gangs that plague the Sapiranga community. Specifically, the students of the João Nogueira Jucá State School (EEMTI) were affected. This research project was developed and presented in the Profsocio Master's Program in Sociology, with the goal of offering an elective at the end of the course that, through active methodologies, encourages students to reflect on urban violence. Urban violence is a phenomenon that affects young people, taking their lives or causing them to drop out of school. The concepts of "Culture of Fear," "Liquid Society," and "Power," as defined by Glasner, Bauman, and Foucault, are the theoretical foundations of the study presented. The research methodology, classified as mixed, quantitative/qualitative, uses official data from the State of Ceará on school dropouts, dropout rates, and the number of young victims of urban violence. Focus group experience has been crucial as a means for the researcher to hear accounts and explanations, and from these experiences, record field notes, compiling quantitative and qualitative research data into a single study. The use of active methodologies in the focus group is relevant to achieving this research objective, as it solidifies an elective found in activities with music that is present in youth musical tastes, such as funk and trap, which are viewed by society as pejorative but actually bring about solid discussions, such as social vulnerability, high crime rates, and topics sensitive to the realities of young people. Through teacher guidance, the elective promotes reflection, debate, and awareness, providing an opportunity for insight into the community where they live, in addition to the opportunities acquired through learning. This allows these young people to initiate personal change, guide their friends away from violence, and acquire a critical sense to develop their writing and speaking skills. Teachers also use the discussions held during the elective as a means to provide a foundation for students' writing on potential ENEM essay topics. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83013 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8635770064467557 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6258761126996253 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_cpoliveira.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.