Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82971
Tipo: TCC
Título : Escape Room como ferramenta educativa: conscientização e tratamento da água no ensino de Química
Título en inglés: Escape Room as an educational tool: water awareness and treatment in Chemistry education
Autor : Pereira, Everton da Silva
Tutor: Matos, Wladiana Oliveira
Palabras clave en portugués brasileño: Escape Room;Ensino de Química;Metodologias ativas;Tratamento da água;Gamificação;Conscientização ambiental
Palabras clave en inglés: Escape Room;Chemistry teaching;Active methodologies;Water treatment;Gamification;Environmental awareness
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Fecha de publicación : 2025
Citación : PEREIRA, Everton da Silva. Escape Room como ferramenta educativa: conscientização e tratamento da água no ensino de Química. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: As metodologias ativas têm ganhado destaque no cenário educacional contemporâneo, especialmente no ensino de Química, por promoverem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O uso de Escape Room, como recurso pedagógico gamificado, oferece uma proposta de ensino investigativo e participativo. Diante disso, este trabalho visa a utilização de uma abordagem lúdica, por meio de um Escape Room, como ferramenta educativa para conscientização e tratamento da água no ensino de Química. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral João Nogueira Jucá, localizada no bairro Sapiranga, em Fortaleza. O estudo foi aplicado em uma turma do 2º D ano do Ensino Médio, composta por 38 estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos. A metodologia foi conduzida em etapas sequenciais, envolvendo pré-teste, aula teórica, prática experimental, aplicação do Escape Room educativo. Os alunos, organizados em equipes, enfrentam desafios relacionados ao tratamento da água, uso consciente da água e saneamento básico, utilizando conhecimentos adquiridos ao longo da sequência didática. Posteriormente, um pós-teste e um questionário de sondagem foram aplicados para avaliar a evolução da aprendizagem e o impacto da metodologia, possibilitando uma análise integrada dos dados sob perspectivas qualitativas e quantitativas. Os resultados evidenciaram avanços significativos na compreensão dos alunos sobre temas como saneamento básico, tratamento da água e conscientização ambiental. A comparação entre pré e pós-testes indicou ganhos conceituais e atitudinais, com destaque para o aumento de acertos em tópicos específicos. Os dados da pesquisa indicaram que 82,1% dos participantes concordaram totalmente que o Escape Room tornou o aprendizado mais interativo do que as aulas tradicionais, reforçando seu potencial como estratégia de ensino. Além disso, 82,1% dos alunos afirmaram que recomendariam a atividade para outras turmas, o que indica um alto índice de satisfação. A aplicação do Escape Room, está em concordância com os objetivos pedagógicos, revelando-se eficaz na promoção da aprendizagem ativa, colaborativa e contextualizada, confirmando seu potencial como ferramenta replicável no ensino de Química.
Abstract: Active methodologies have been gaining prominence on the contemporary educational scene, especially in chemistry teaching, as they promote the active participation of students in the learning process. The use of Escape Room, as a gamified teaching resource, offers a proposal for investigative and participatory teaching. In view of this, this work aims to use a playful approach, through an Escape Room, as an educational tool for water awareness and treatment in chemistry teaching. The research was carried out at the João Nogueira Jucá Full-Time High School, located in the Sapiranga neighborhood of Fortaleza. The study was applied to a 2nd year high school class made up of 38 students aged between 15 and 18. The methodology was conducted in sequential stages, involving a pre-test, a theoretical lesson, experimental practice and the application of the educational Escape Room. The students, organized into teams, faced challenges related to water treatment, conscious use of water and basic sanitation, using knowledge acquired throughout the didactic sequence. Subsequently, a post-test and a survey questionnaire were applied to assess the evolution of learning and the impact of the methodology, enabling an integrated analysis of the data from a qualitative and quantitative perspective. The results showed significant progress in the students' understanding of topics such as basic sanitation, water treatment and environmental awareness. The comparison between pre- and post-tests indicated conceptual and attitudinal gains, with an increase in the number of correct answers on specific topics. The survey data indicated that 82.1% of the participants totally agreed that the Escape Room made learning more interactive than traditional classes, reinforcing its potential as a teaching strategy. In addition, 82.1% of the students said they would recommend the activity to other classes, which indicates a high level of satisfaction. The application of the Escape Room is in line with the pedagogical objectives, proving to be effective in promoting active, collaborative and contextualized learning, confirming its potential as a replicable tool in chemistry teaching.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82971
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0004-1651-6594
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1110455354876819
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2079678380927657
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_espereira.pdf26,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.