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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82926| Tipo: | TCC |
| Título: | Estudo de caso: aplicação da metodologia BIM em projetos geométricos de vias de baixo tráfego |
| Título em inglês: | Case study: application of the BIM methodology in projects geometrics of low traffic roads |
| Autor(es): | Guerreiro, João Vithor Lima |
| Orientador: | Bessa, Iuri Sidney |
| Palavras-chave em português: | BIM;Infraestrutura;Projeto;Drenagem |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Data do documento: | 2023 |
| Citação: | GUERREIRO, João Vithor Lima. Estudo de caso: aplicação da metodologia BIM em projetos geométricos de vias de baixo tráfego. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023 |
| Resumo: | Diante da necessidade de oferecer uma infraestrutura de transporte capaz de atender as demandas populacionais, as administrações públicas municipais vêm recorrendo a paramentar as antigas estradas vicinais de terra com pavimentação que possa oferecer condições suficientes para o transporte de pessoas e mercadorias. Dado que estas vias geralmente possuem baixo volume de tráfego, procura-se executar um projeto simples, o que não descarta que a estrutura possa ter qualidade, uma vida útil prolongada e que ofereça segurança e o conforto para quem possa usufruir da via. Logo, a adoção do BIM (Building Information Modelling) permite ao projetista conciliar os aspectos físicos e geométricos da via através de um modelo parametrizado sujeito a simulações e testes durante a etapa de projeto, a fim de dar uma perspectiva mais próxima da realidade, assim economizando tempo e evitando repetição de trabalho ou perca de dados durante o processo de elaboração do projeto pela equipe responsável. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma proposta uma rotina de trabalho através da elaboração de um fluxograma de decisões a serem tomadas ao se identificar, através do modelo BIM elaborado, como proceder intervenções que dê condições adequadas de drenagem do pavimento, evitando que sua vida útil seja drasticamente reduzida além de atender parâmetros de segurança e conforto mínimos propostos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Através do desenvolvimento de um projeto geométrico para intervenções em uma via de baixo tráfego e com pouca infraestrutura, foi possível organizar em três vertentes (drenagem, conforto e visibilidade) uma sequência lógica de tomada de decisões para quais alterações realizar nesta via, a partir da atribuição de parâmetros de projeto ao modelo da via existente obtido pelos softwares BIM. O desenvolvimento das propostas de tomada de decisões foi possível através da aplicação das ferramentas dos programas computacionais BIM disponíveis em um estudo de caso de uma via local na sede do município de Aquiraz-CE |
| Abstract: | Faced with the need to provide a transport infrastructure capable of meeting population demands, municipal public administrations have resorted to paving the old dirt roads to provide sufficient conditions for the transport of people and goods. Given that these roads generally have a low volume of traffic, an attempt was made to execute a simple project, which does not rule out that the structure may have quality, a prolonged useful life and offer safety and comfort for those who can use the road. Therefore, the adoption of BIM (Building Information Modelling) allows the designer to reconcile the physical and geometric aspects of the road through a parameterized model subject to simulations and tests during the design stage, to give a perspective closer to reality, as well as saving time and avoiding repetition of work or loss of data during the project elaboration process by the responsible team. In this way, the present work presents a proposal for a work routine through the elaboration of a flowchart of decisions to be taken when identifying, through the BIM model elaborated, how to proceed with interventions that provide adequate conditions for the drainage of the pavement, avoiding that its life service is drastically reduced in addition to meeting the minimum safety and comfort parameters proposed by the DNIT (National Department of Transport Infrastructure. Through the development of a geometric design for interventions on a low-traffic road with little infrastructure, it was possible to organize it into three aspects (drainage, comfort and visibility) a logical decision-making sequence for which changes to make in this road, from the attribution of design parameters to the existing road model obtained by the BIM software. The development of the decision-making proposals was possible through of the application of the tools of the BIM computational programs available in a case study of a local road in the seat of the municipality of Aquiraz-CE |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82926 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1477751656286168 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3556560283674879 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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