Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82802| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Divulgação científica em atividades extracurriculares: uma proposta didática envolvendo a argumentação e a temática plásticos nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Título em inglês: | Scientific dissemination in extracurricular activities: a didactic proposal involving argumentation and the plastics theme in the early years of primary education |
| Autor(es): | Castro, Margarida Teixeira de |
| Orientador: | Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da |
| Palavras-chave em português: | Divulgação científica;Produção textual;Argumentação;Plásticos |
| Palavras-chave em inglês: | Scientific dissemination;Textual production;Argumentation;Plastics |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | CASTRO, Margarida Teixeira de. Divulgação científica em atividades extracurriculares: uma proposta didática envolvendo a argumentação e a temática plásticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar as possibilidades de construção e ampliação da capacidade argumentativa de estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza, a partir da aplicação de atividades com textos de divulgação científica (DC), relacionados à temática plásticos. Os objetivos específicos, delineados foram: i. Desenvolver e aplicar atividades, a partir de uma sequência didática sobre a temática "plásticos", fundamentada em textos de divulgação científica em revistas de DC brasileiras; ii: Identificar, nos textos produzidos pelos estudantes, os elementos que compõem uma produção textual argumentativa; iii. Elaborar um produto educacional, de caráter formativo, baseado nas evidências do estudo realizado. Para fundamentar esta pesquisa, utilizamos, nas discussões sobre divulgação científica em processos de ensino, autores como Faiad (2021), Ferreira e Queiroz (2012) e Massarani e Dias (2018). Quanto à argumentação, recorremos às produções de Ibrahin e Justi (2021), Porto e Queiroz (2021), Sá (2006) e Silva e Queiroz (2021), que abordam os conceitos sobre sequência didática, além das pesquisas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a estruturação e análise do argumento, utilizamos Toulmin (2022). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, é exploratória e descritiva, percorrendo as seguintes etapas: 1. Planejamento e elaboração da sequência didática utilizando textos de divulgação científica, com foco na temática plásticos, publicados na revista Ciência Hoje das Crianças (Agosto Setembro/2025); 2. Vivência das atividades em cinco aulas, consecutivas, no contraturno escolar com os estudantes, no decurso de uma semana (outubro/2024). A análise pautou-se nos conhecimentos apresentados nos textos argumentativos produzidos pelos alunos, em relação aos conhecimentos prévios, levantados no início de cada atividade da pesquisa com a sequência didática. Os resultados evidenciam que: i. Os estudantes foram capazes de produzir textos argumentativos, contendo os elementos esperados na organização do gênero, embora com domínio limitado da estrutura e dos elementos que o compõem; ii. A divulgação científica, quando trabalhada de forma contextualizada, aproxima os estudantes dos conteúdos científicos e promove uma compreensão mais significativa dos problemas socioambientais contemporâneos. |
| Abstract: | This research aims to analyze the possibilities of building and expanding the argumentative capacity of 5th-grade students at a public school in the Fortaleza Municipal School System, through the application of activities with popular science (DC) texts related to the theme of plastics. The specific objectives were: i. To develop and implement activities based on a teaching sequence on the theme of "plastics," based on popular science texts from Brazilian DC journals; ii. To identify, in the texts produced by the students, the elements that comprise an argumentative textual production; iii. To develop an educational product, of a formative nature, based on the evidence of the study carried out. To support this research, we used authors such as Faiad (2021), Ferreira and Queiroz (2012), and Massarani and Dias (2018) in the discussions on popular science in teaching processes. Regarding the argumentation, we used the works of Ibrahin and Justi (2021), Porto and Queiroz (2021), Sá (2006), and Silva and Queiroz (2021), which address the concepts of didactic sequence, in addition to the research of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). To structure and analyze the argument, we used Toulmin (2022). Methodologically, the research has a qualitative approach and, regarding procedures, it is exploratory and descriptive, going through the following steps: 1. Planning and elaboration of the didactic sequence using popular science texts, focusing on the theme of plastics, published in the magazine Ciência Hoje das Crianças (August-September/2025); 2. Experience of the activities in five consecutive classes, after school hours with the students, over the course of a week (October/2024). The analysis was based on the knowledge presented in the argumentative texts produced by the students, concerning the prior knowledge raised at the beginning of each research activity with the didactic sequence. The results show that: i. Students were able to produce argumentative texts, containing the expected elements in the organization of the genre, although with limited mastery of the structure and elements that compose it; ii. Scientific dissemination, when worked on contextually, brings students closer to scientific content and promotes a more meaningful understanding of contemporary socio-environmental issues |
| Descrição: | Acompanha produto educacional: "Guia didático: divulgação científica e argumentação com a temática plásticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental' |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82802 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0005-2482-9205 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4778054536317837 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2439376096353996 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_mtcastro.pdf | Dissertação | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_mtcastro.pdf | Produto Educacional | 7,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.