Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82729| Type: | Dissertação |
| Title: | O conceito de liberdade e educação para uma formação integral do homem em Hegel |
| Title in English: | The concept of freedom and education for the integral formation of man in Hegel |
| Authors: | Mota, Ismael Azevedo |
| Advisor: | Silva Filho, Adauto Lopes da |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Liberdade;Educação;Família;Sociedade civil;Estado |
| Keywords in English : | Freedom;Education;Family;Civil society;State |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | MOTA, Ismael Azevedo. O conceito de liberdade e educação para uma formação integral do homem em Hegel. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo tem como título O do conceito de liberdade e educação para uma formação integral do homem em Hegel, explorando suas implicações para a formação moral e ética do indivíduo, bem como sua aplicação no contexto educacional contemporâneo. O problema central investigado é verificar como a filosofia de Hegel sobre liberdade e educação pode contribuir para repensar práticas pedagógicas atuais, especialmente no que tange à autonomia, à moralidade, à ética e à cidadania. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é demonstrar como os conceitos de Liberdade (Freiheit) e Educação (Erziehung) se relacionam para a formação integral do ser humano no pensamento de Hegel, compreendendo como a liberdade, para Hegel, não se configura como uma mera ausência de restrições, mas como um processo contínuo de autossuperação, por meio do qual o indivíduo alcança sua plena liberdade ao se integrar às instituições sociais e políticas. Além disso, buscamos analisar como a educação se configura como um meio essencial para esse processo de autossuperação e de desenvolvimento do espírito livre. As principais abordagens teóricas que sustentam a pesquisa são a dialética hegeliana, que descreve o processo de desenvolvimento do espírito e da liberdade como uma dinâmica de afirmação, negação, e negação da negação, na superação das contradições. Para Hegel, essa dialeticidade é apresentada, por meio da teoria do Estado como sendo o lugar de realização da liberdade humana. A filosofia de Hegel sobre a educação é central, pois ele a considera como o meio pelo qual o espírito se realiza e alcança sua verdadeira liberdade, em consonância com as normas e valores da sociedade. A metodologia utilizada é a própria dialética com ênfase em algumas das principais obras de |Hegel, como: A Fenomenologia do Espírito, Princípios da Filosofia do Direito, A Enciclopédia das Ciências Filosóficas, bem como algumas interpretações contemporâneas de estudiosos da filosofia hegeliana. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, buscando identificar e entender as implicações dos conceitos de liberdade e educação no contexto atual. Os principais resultados da pesquisa revelaram que a educação hegeliana não é apenas um processo de aquisição de conhecimento, mas sim uma fundamentação que pode contribuir para uma formação moral e ética e que prepara o indivíduo para participar ativamente da vida social e política. Por fim, a pesquisa resultou ainda na consideração de que a liberdade, segundo Hegel, não é uma condição imediata, mas um processo dialético de autossuperação que se dá no contexto das instituições sociais, como o Estado, e da integração do indivíduo à coletividade. Em conclusão, a filosofia de Hegel oferece uma visão profunda e relevante sobre a educação como meio de realizar a verdadeira liberdade, e suas ideias continuam a fornecer uma base sólida para se refletir sobre os desafios e as possibilidades da educação no mundo contemporâneo. A pesquisa destaca, ainda, a importância de uma educação que busque não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também a formação moral, ética e política permitindo que o indivíduo alcance a sua liberdade plena da sociedade. |
| Abstract: | This study, titled "The Concept of Freedom and Education for the Integral Formation of Man in Hegel," explores the implications of these concepts for the moral and ethical development of the individual, as well as their application in the contemporary educational context. The central problem investigated seeks to verify how Hegelian philosophy on freedom and education can contribute to rethinking current pedagogical practices, especially concerning autonomy, morality, ethics, and citizenship. Thus, the general objective of the research is to demonstrate the relationship between the concepts of Freedom (Freiheit) and Education (Erziehung) for the integral formation of the human being in Hegel's thought. It is understood that freedom, for Hegel, is not merely an absence of restrictions but a continuous process of self-overcoming, through which the individual achieves their full freedom by integrating into social and political institutions. Furthermore, this study aims to analyse how education constitutes an essential means for this process of self-overcoming and the development of the free spirit. The primary theoretical approach underpinning this research is Hegelian dialectics, which describes the process of the spirit's and freedom's development as a dynamic of affirmation, negation, and the negation of the negation, in the sublation of contradictions. For Hegel, this dialectical nature is presented through his theory of the State as the locus for the realization of human freedom. Hegel's philosophy on education is central, as he considers it the means by which the spirit realizes itself and achieves its true freedom, in consonance with society's norms and values. The methodology employed is dialectics itself, with an emphasis on some of Hegel's main works, such as: The Phenomenology of Spirit, Elements of the Philosophy of Right, and Encyclopaedia of the Philosophical Sciences, as well as contemporary interpretations by scholars of Hegelian philosophy. The research follows a qualitative approach with content analysis, seeking to identify and understand the implications of the concepts of freedom and education in the current context. The main findings of the research revealed that Hegelian education isn't just a process of knowledge acquisition, but rather a fundamental grounding that can contribute to moral and ethical development, preparing the individual to actively participate in social and political life. Finally, the research also concluded that freedom, according to Hegel, isn't an immediate condition but a dialectical process of self-overcoming that occurs within the context of social institutions, like the State, and through the individual's integration into the collective. In conclusion, Hegel's philosophy offers a profound and relevant view on education as a means to realize true freedom, and his ideas continue to provide a solid foundation for reflecting on the challenges and possibilities of education in the contemporary world. The research further highlights the importance of an education that seeks not only intellectual development but also moral, ethical, and political formation, allowing the individual to achieve their full freedom in society. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82729 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0000-2241-363X |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0957785062018024 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7589742541348845 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_iamota.pdf | 650,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.