Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82631| Tipo: | TCC |
| Título: | Desenvolvimento de uma aplicação web acadêmica utilizando ferramentas e práticas DevOps na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá-CE |
| Autor(es): | Castro, Francisco Lucas Pinto de |
| Orientador: | Braga, Antonio Rafael |
| Palavras-chave em português: | aplicação Web;automação;integração contínua;entrega contínua |
| CNPq: | CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | CASTRO, Francisco Lucas Pinto de. Desenvolvimento de uma aplicação web acadêmica utilizando ferramentas e práticas DevOps na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá-CE. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação web acadêmica utilizando ferramentas e práticas DevOps, aplicado ao contexto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Quixadá-CE. Inicialmente, o projeto surgiu no âmbito do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) do curso de Redes de Computadores, com o objetivo de criar um sistema eficiente para gerenciamento de monitorias acadêmicas. O desenvolvimento contemplou a definição clara de requisitos funcionais e técnicos, com implementação do front-end em React e TailwindCSS, e back-end em NestJS com banco de dados PostgreSQL utilizando Prisma ORM. Para garantir entregas rápidas e estáveis, foi configurado um pipeline de integração e entrega contínua (Continuous Integration (CI)/Continuous Delivery (CD)) com GitHub Actions, automatizando processos de build, teste e deploy das aplicações nas plataformas Vercel e Render. Além disso, a aplicação foi submetida a um teste de integração entre as ferramentas e um questionário de usabilidade por meio do User Experience Questionnaire (UEQ), apresentando resultados positivos relacionados à eficiência, atratividade e confiabilidade. O estudo reconhece explicitamente limitações quanto à mensuração da colaboração e sugere, como trabalho futuro, a utilização de métricas quantitativas mais específicas e ferramentas avançadas de monitoramento contínuo. |
| Abstract: | This work presents the development of an academic web application using DevOps tools and practices, applied to the context of the UFC, Quixadá Campus. Initially, the project emerged within the scope of the PAIP of the Computer Networks course, with the objective of creating an efficient system for managing academic tutoring sessions. The development included the clear definition of functional and technical requirements, with implementation of the front-end in React and TailwindCSS, and back-end in NestJS with a PostgreSQL database using Prisma ORM. To ensure fast and stable deliveries, a pipeline of continuous integration and delivery (CI/CD) was configured with GitHub Actions, automating build, test, and deploy processes of the applications on the Vercel and Render platforms. Additionally, the application was subjected to an integration test between the tools and a usability questionnaire through the UEQ, presenting positive results related to efficiency, attractiveness, and reliability. The study explicitly acknowledges limitations regarding the measurement of collaboration and suggests, as future work, the use of more specific quantitative metrics and advanced continuous monitoring tools. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82631 |
| ORCID do Orientador: | http://orcid.org/0000-0001-9105-9056 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8619368183343184 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_flpcastro.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.