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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82624| Type: | Dissertação |
| Title: | Uma cartilha sobre a pobreza e a desigualdade social: trabalhando a temática com os estudantes do ensino médio |
| Authors: | Soares, Antonio Werley Cordeiro |
| Advisor: | Lima, Alexandre Jeronimo Correia |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação;Material didático;Pobreza;Desigualdade social |
| Keywords in English : | Education;Didactic material;Poverty;Social inequality |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SOARES, Antonio Werley Cordeiro. Uma cartilha sobre a pobreza e a desigualdade social: trabalhando a temática com os estudantes do ensino médio. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho realizado durante o mestrado profissional em Sociologia (ProfSocio) na Universidade Federal do Ceará, com financiamento da Capes, possui como proposta elaborar um material didático no formato de cartilha. Este recurso pedagógico tem como objetivo auxiliar os estudantes do ensino médio no desenvolvimento de um olhar sociológico sobre a temática da pobreza e da desigualdade social. Durante o processo de criação da cartilha, busco trazer alguns dos principais autores acerca da temática da pobreza e das desigualdades e suas contribuições para o conhecimento sociológico. Sempre que possível, tento explicar os conceitos e definições sobre as temáticas com exemplos nas mídias e nos meios de comunicação. Busco também fazer uma breve recapitulação na História brasileira, tentando identificar os momentos de grandes injustiças e desigualdades na formação da nossa nação, com destaque para os grupos mais vulneráveis - a população negra - e as suas dificuldades após abolição da escravatura. Um ponto chave de discussão da cartilha será o Brasil após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que trouxe muitas mudanças políticas, econômicas e sociais para as populações menos abastadas e a possibilidade de ver um novo Brasil, assim como a eleição do primeiro operário de origem pobre, que trouxe mudanças significativas a partir de suas políticas públicas, com destaque ao Bolsa Família. Além do conteúdo teórico-conceitual, histórico e dados estatísticos sobre o tema, constam no material sugestões de filmes e livros que trazem a temática desenvolvida nesta cartilha para auxiliar os professores e estudantes que usarem este material em suas aulas, nas oficinas e nas suas atividades pedagógicas. A leitura dos conceitos e definições sociológicas compartilhadas nesse material didático proporciona uma nova interpretação dos temas sociológicos, assim como pode ser um instrumento para a mudança de percepções e o fomento a transformações significativas na realidade dos estudantes, ao trabalhar para o processo de desnaturalização e de reconhecimento da pobreza e desigualdade social no cotidiano desses atores sociais. |
| Abstract: | This work, developed during the Professional Master’s Program in Sociology (ProfSocio) at the Federal University of Ceará, with funding from Capes, aims to produce educational material in the format of a booklet. This pedagogical resource is intended to support high school students in developing a sociological perspective on the issues of poverty and social inequality. Throughout the process of creating the booklet, I seek to present some of the main authors who have studied poverty and inequality, highlighting their contributions to sociological knowledge. Whenever possible, I attempt to explain the concepts and definitions related to these themes through examples drawn from media and communication outlets. I also aim to provide a brief overview of Brazilian history, identifying moments of profound injustice and inequality in the formation of the nation, with particular emphasis on the struggles faced by the most vulnerable groups—especially the Black population—following the abolition of slavery. A key point of discussion in the booklet concerns Brazil after the promulgation of the 1988 Federal Constitution, which introduced significant political, economic, and social changes for disadvantaged populations, and opened the possibility of envisioning a new Brazil. This trajectory also includes the election of the country’s first working-class president from a poor background, who implemented policies that produced significant social change, most notably the Bolsa Família program. In addition to theoretical-conceptual content, historical perspectives, and statistical data, the material also provides suggestions for films and books that address the themes discussed in the booklet. These resources are intended to assist teachers and students in classroom activities, workshops, and other pedagogical practices. By engaging with the sociological concepts and definitions presented in this didactic material, readers are encouraged to reinterpret sociological themes, fostering new perspectives and potentially contributing to meaningful transformations in students’ realities. This work seeks to promote the processes of denaturalizing and critically recognizing poverty and social inequality as integral aspects of the everyday experiences of these social actors. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82624 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7726540322538237 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-6437-8318 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0287460826976151 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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