Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82617
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCastro, Antônio Joel Ramiro de-
dc.contributor.authorDias, Ana Paula de Jesus-
dc.date.accessioned2025-09-18T20:13:41Z-
dc.date.available2025-09-18T20:13:41Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Paula de Jesus. O impacto da formação em Redes de Computadores da UFC Quixadá no desenvolvimento profissional dos egressos. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82617-
dc.description.abstractThis final project aims to analyze the impact of the Computer Networks program at the Federal University of Ceará, Quixadá Campus, on the professional and academic trajectories of its graduates. The research was conducted through a questionnaire divided into thematic areas covering everything from demographic data to perceptions of employability, academic background, and socioeconomic impacts. Data analysis, conducted using Google Colab and data mining techniques, revealed that most graduates are currently employed, many working directly in their f ield of study. Furthermore, it was found that the program significantly influenced the decision to continue their studies for several participants, reinforcing its role in promoting continuing education. Despite the positive aspects, areas for improvement were identified, such as the need for curricular updates in emerging technologies (such as cloud computing and information security) and greater emphasis on the development of socioemotional skills. The results obtained contribute to a better alignment between the training offered and the demands of the job market, in addition to serving as information for future actions to improve the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto da formação em Redes de Computadores da UFC Quixadá no desenvolvimento profissional dos egressospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o impacto da formação no curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, na trajetória profissional e acadêmica de seus egressos. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário, dividido em eixos temáticos que abordam desde dados demográficos até percepções sobre empregabilidade, formação acadêmica e impactos socioeconômicos. A análise dos dados, conduzida com a ferramenta Google Colab e baseada em técnicas de mineração de dados, revelou que a maioria dos egressos está inserida no mercado de trabalho, muitos atuando diretamente na área de formação. Além disso, constatou-se que o curso influenciou significativamente a decisão de continuidade dos estudos para diversos participantes, reforçando seu papel na promoção da formação continuada. Apesar dos aspectos positivos, foram observados pontos de melhoria, como a necessidade de atualização curricular em tecnologias emergentes (como computação em nuvem e segurança da informação) e maior ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os resultados obtidos contribuem para um melhor alinhamento entre a formação oferecida e as exigências do mercado de trabalho, além de servirem como informações para futuras ações de aprimoramento do curso.pt_BR
dc.subject.ptbrRedes de Computadorespt_BR
dc.subject.ptbregressospt_BR
dc.subject.ptbrformação acadêmicapt_BR
dc.subject.ptbrempregabilidadept_BR
dc.subject.ptbreducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3489-8712pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9668328135821873pt_BR
Aparece en las colecciones: REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_apjdias.pdf990,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.