Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82558| Tipo: | TCC |
| Título: | Contratempo |
| Autor(es): | Carvalho, Breno de Lacerda |
| Orientador: | Furtado, Sylvia Beatriz |
| Palavras-chave em português: | Tempo;Memória;Arquivo;Processo;Ensaio |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Data do documento: | 2019 |
| Citação: | CARVALHO, Breno de Lacerda. Contratempo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
| Resumo: | Uma investigação com o espelho talvez tenha sido uma alavanca para que eu começasse a gravar naquele tempo. Entre 2015 e 2016 fiz uma série de vídeos que, inicialmente, não pretendiam ser montados. Ainda em 2016, reuni todo o material e, levado por uma vontade de aproximar aquelas imagens, montei um filme. Durante o processo de montagem, fui conduzido a imagens de outros tempos que foram se misturando e compondo um corte que buscava em uma escrita ensaística caminhos para jogar com a multiplicidade do arquivo que se revelava. Em algum dos anos seguintes, deletei todo o projeto para me forçar a remontar aquele material. Em 2018, escrevi um projeto intitulado Contratempo, que remetia a este mesmo arquivo e pretendia retornar ao material e propor um novo corte que não pretendia reconstituir o corte anterior, mas usá-lo como guia para propor novas abordagens. O projeto, no entanto, não foi realizado. Contratempo também dá título para o presente memorial que olha para o filme montado em 2016 e o entende como mais um vestígio de um processo que não tem interesse em delimitar onde começa e onde termina. |
| Abstract: | A starting point for me to begin recording at that time might have been an investigation with the mirror. Between 2015 and 2016 I made a series of videos that were initially not meant to be edited. In the same year, I gathered all the material and driven by a desire to bring those images closer together, I created a film. During the editing process, I was led to images from former times that started to mix together assembling a cut that through an essayistic writing aimed for ways to play with the multiplicity of the revealed file. In the following years, I forced myself to remake the film by deleting it’s first assignment. In 2018, I wrote a project entitled Contratempo, which referred to the same archive purposely returning to the material while coming up with a new cut that intended not to recreate the previous cut, but to use it as a guide to propose new approaches. The project, however, was not continued. Contratempo is also the title of this memorial that looks at the film set in 2016 and sees it as another process vestige that has no interest whatsoever in delimiting where it begins and where it ends. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82558 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4063502391331604 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2019_tcc_bdelcarvalho.pdf | 268,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.