Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado, Sylvia Beatriz-
dc.contributor.authorCarvalho, Breno de Lacerda-
dc.date.accessioned2025-09-16T16:17:50Z-
dc.date.available2025-09-16T16:17:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, Breno de Lacerda. Contratempo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82558-
dc.description.abstractA starting point for me to begin recording at that time might have been an investigation with the mirror. Between 2015 and 2016 I made a series of videos that were initially not meant to be edited. In the same year, I gathered all the material and driven by a desire to bring those images closer together, I created a film. During the editing process, I was led to images from former times that started to mix together assembling a cut that through an essayistic writing aimed for ways to play with the multiplicity of the revealed file. In the following years, I forced myself to remake the film by deleting it’s first assignment. In 2018, I wrote a project entitled Contratempo, which referred to the same archive purposely returning to the material while coming up with a new cut that intended not to recreate the previous cut, but to use it as a guide to propose new approaches. The project, however, was not continued. Contratempo is also the title of this memorial that looks at the film set in 2016 and sees it as another process vestige that has no interest whatsoever in delimiting where it begins and where it ends.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContratempopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma investigação com o espelho talvez tenha sido uma alavanca para que eu começasse a gravar naquele tempo. Entre 2015 e 2016 fiz uma série de vídeos que, inicialmente, não pretendiam ser montados. Ainda em 2016, reuni todo o material e, levado por uma vontade de aproximar aquelas imagens, montei um filme. Durante o processo de montagem, fui conduzido a imagens de outros tempos que foram se misturando e compondo um corte que buscava em uma escrita ensaística caminhos para jogar com a multiplicidade do arquivo que se revelava. Em algum dos anos seguintes, deletei todo o projeto para me forçar a remontar aquele material. Em 2018, escrevi um projeto intitulado Contratempo, que remetia a este mesmo arquivo e pretendia retornar ao material e propor um novo corte que não pretendia reconstituir o corte anterior, mas usá-lo como guia para propor novas abordagens. O projeto, no entanto, não foi realizado. Contratempo também dá título para o presente memorial que olha para o filme montado em 2016 e o entende como mais um vestígio de um processo que não tem interesse em delimitar onde começa e onde termina.pt_BR
dc.subject.ptbrTempopt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.ptbrArquivopt_BR
dc.subject.ptbrProcessopt_BR
dc.subject.ptbrEnsaiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4063502391331604pt_BR
local.date.available2025-09-16-
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_bdelcarvalho.pdf268,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.